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quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Redes sociais definem comportamentos de consumo nos setores de personal e home care, aponta pesquisa

Levantamento indica que conteúdo online influencia valores de 55% dos consumidores, enquanto apenas 25% se deixam influenciar por anúncios

 

Uma pesquisa realizada pela Flora, indústria nacional de bens de consumo, revela que o ambiente on-line desempenha um papel fundamental na mudança de valores e comportamentos de consumo. Mais de 55% dos respondentes afirmaram que já aprenderam algo nas redes sociais que alterou suas percepções e posturas pré-estabelecidas. No entanto, o impacto na decisão de compra varia entre as gerações, uma vez que 42% dos consumidores com 43 ou mais anos acabam sendo menos influenciados diretamente por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham. 

Ainda que apenas 25% dos respondentes admitam ser diretamente influenciados por anúncios nas redes sociais, os resultados sugerem que o conteúdo orgânico tem maior relevância na jornada de compra, reforçando a preferência dos consumidores por recomendações genuínas e conteúdos que reflitam uma relação autêntica com as marcas. 

O estudo também mostrou que o impacto dos influenciadores e celebridades na decisão de compra pode variar de acordo com a geração. A Geração Z, por exemplo, é mais sensível ao comportamento dos perfis que seguem. Cerca de 66% dos jovens dessa geração declararam que já deixaram de seguir influenciadores ao discordar do posicionamento pessoal ou das marcas associadas a esses perfis. Esse comportamento reflete um maior comprometimento com os valores e princípios promovidos pelos influenciadores, demonstrando a relevância da autenticidade na construção de uma relação entre marca e consumidor. 

Essas são algumas das motivações para Kolene, marca da Flora especialista em cabelos com curvaturas há quase 50 anos, desenvolver relações com seu público por meio de iniciativas com influenciadoras. O Bonde Kolene é um projeto que traz influenciadoras e consumidoras reais para participarem ativamente do processo de teste e desenvolvimento das linhas de produtos da marca. esses perfis suas experiências, ajudando a identificar as necessidades específicas do público e contribuindo diretamente para a formulação de linhas que atendam às expectativas do consumidor.  

“Queremos criar laços que verdadeiramente reflitam as necessidades e desejos dos nossos consumidores, garantindo que nossos produtos atendam a essas expectativas e contribuam para o cuidado diário de forma acessível e eficiente. Essa interação direta entre a marca e seus consumidores reforça o compromisso da Flora em criar conexões autênticas e duradouras com seu público-alvo”, comenta Paula Machado, Gerente de Marketing de Kolene. 

Outro dado relevante é que 70% da Geração Z, e 60% dos millennials, já deixaram de comprar de uma marca por não concordarem com o posicionamento de influenciadores ou celebridades associadas a ela. Isso demonstra que, embora as gerações tenham comportamentos de compra distintos, há uma preocupação comum com o alinhamento de valores entre marcas e os perfis que as promovem. 


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