Levantamento indica que conteúdo online influencia valores de 55% dos consumidores, enquanto apenas 25% se deixam influenciar por anúncios
Uma pesquisa realizada pela Flora, indústria nacional de bens de consumo, revela que o ambiente on-line desempenha
um papel fundamental na mudança de valores e comportamentos de consumo. Mais de
55% dos respondentes afirmaram que já aprenderam algo nas redes sociais que
alterou suas percepções e posturas pré-estabelecidas. No entanto, o impacto na
decisão de compra varia entre as gerações, uma vez que 42% dos consumidores com
43 ou mais anos acabam sendo menos influenciados diretamente por anúncios ou
produtos promovidos por perfis que acompanham.
Ainda que apenas 25% dos respondentes admitam ser
diretamente influenciados por anúncios nas redes sociais, os resultados sugerem
que o conteúdo orgânico tem maior relevância na jornada de compra, reforçando a
preferência dos consumidores por recomendações genuínas e conteúdos que
reflitam uma relação autêntica com as marcas.
O estudo também mostrou que o impacto dos
influenciadores e celebridades na decisão de compra pode variar de acordo com a
geração. A Geração Z, por exemplo, é mais sensível ao comportamento dos perfis
que seguem. Cerca de 66% dos jovens dessa geração declararam que já deixaram de
seguir influenciadores ao discordar do posicionamento pessoal ou das marcas
associadas a esses perfis. Esse comportamento reflete um maior comprometimento
com os valores e princípios promovidos pelos influenciadores, demonstrando a
relevância da autenticidade na construção de uma relação entre marca e
consumidor.
Essas são algumas das motivações para Kolene, marca
da Flora especialista em cabelos com curvaturas há quase 50 anos, desenvolver
relações com seu público por meio de iniciativas com influenciadoras. O Bonde
Kolene é um projeto que traz influenciadoras e consumidoras reais para
participarem ativamente do processo de teste e desenvolvimento das linhas de
produtos da marca. esses perfis suas experiências, ajudando a identificar as
necessidades específicas do público e contribuindo diretamente para a formulação
de linhas que atendam às expectativas do consumidor.
“Queremos criar laços que verdadeiramente reflitam
as necessidades e desejos dos nossos consumidores, garantindo que nossos
produtos atendam a essas expectativas e contribuam para o cuidado diário de
forma acessível e eficiente. Essa interação direta entre a marca e seus
consumidores reforça o compromisso da Flora em criar conexões autênticas e
duradouras com seu público-alvo”, comenta Paula Machado, Gerente de Marketing
de Kolene.
Outro dado relevante é que 70% da Geração Z, e 60%
dos millennials, já deixaram de comprar de uma marca por não concordarem com o
posicionamento de influenciadores ou celebridades associadas a ela. Isso
demonstra que, embora as gerações tenham comportamentos de compra distintos, há
uma preocupação comum com o alinhamento de valores entre marcas e os perfis que
as promovem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário