Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Como evitar inchaço e desconforto durante viagens: especialista do Hospital Ortopédico AACD dá 5 dicas

  Cuidados são essenciais para garantir o bem-estar e a circulação sanguínea durante viagens longas, de avião, ônibus ou carro

 

Com o período de férias e festas, o final de ano acaba sendo propício para viagens de longa distância e duração, seja de avião, ônibus ou carro, que podem provocar inchaço nas pernas e pés devido à circulação sanguínea reduzida. O médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Celso Cruz, explica como evitar esses problemas e o que fazer caso o desconforto surja.

 

1. Use meias elásticas para prevenir inchaço
Quando viajamos, permanecemos por longos períodos sem movimento, o que impede o retorno do sangue das pernas ao coração, gerando inchaço”, explica. Na visão do especialista, o recomendável é o uso de meias elásticas, principalmente em viagens que duram mais de duas horas, para minimizar o edema (acúmulo de líquido) e o risco de trombose.

 

2. Mova-se sempre que possível
Durante a viagem, é importante se movimentar. Se possível, a indicação de Cruz é para que se levante e caminhe a cada uma hora. Segundo ele, essa ação estimula a circulação sanguínea e reduz o risco de complicações. "Se não for possível caminhar, faça exercícios simples como ficar na ponta dos pés e abaixar várias vezes para ajudar no bombeamento sanguíneo", orienta o ortopedista.

 

3. Eleve as pernas sempre que possível
Uma técnica simples que pode ser aplicada durante a viagem é a elevação das pernas. “Se houver a oportunidade de recostar, mantenha as pernas elevadas para ajudar o sangue a retornar ao coração. A drenagem gravitacional facilita o fluxo sanguíneo e pode reduzir o inchaço nas pernas”, recomenda o médico.

 

4. Fique atento aos sinais de alerta
Se houver dor aguda, rigidez nas pernas ou inchaço persistente, pode ser um sinal de trombose venosa, alerta o ortopedista. “A trombose ocorre quando um coágulo impede o retorno do sangue, causando acúmulo de líquido nos tecidos. Caso sinta dor intensa e endurecimento na panturrilha, procure atendimento médico imediatamente”, pondera Cruz.

 

5. Hidrate-se regularmente

Manter-se hidratado é fundamental para evitar a retenção de líquidos, um dos principais fatores que causa o inchaço nas pernas, segundo o médico do Hospital Ortopédico AACD. “A água ajuda a manter a circulação adequada e previne a sensação de peso nas pernas durante longas viagens”, detalha.




Hospital Ortopédico AACD
 Para mais informações, acesse o site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados