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quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Você conhece a constelação empresarial?

Conheça o modelo de constelação que pode mudar o rumo da sua empresa


A Constelação Empresarial surgiu em meados de 1980 e faz parte de um conjunto de estudos do alemão Bert Hellinger que procura estudar famílias, empresas e organizações para entender como funcionam as relações pessoais e institucionais. Bert batizou esse conjunto de estudos de Constelação Sistêmica, e dentro dele existe a Constelação Empresarial.

A Constelação Empresarial procura apoiar pessoas que possuam uma posição de relevância em uma empresa para desenvolver as relações humanas e os relacionamentos de seus colaboradores ou da equipe que ele lidera dentro da instituição.

O principal objetivo da Constelação Empresarial é identificar possíveis falhas dentro da relação empresarial e como elas estão interferindo no desempenho de cada profissional e no resultado da empresa, para que o crescimento da organização seja sempre constante, evitando que o desenvolvimento do negócio seja afetado. Dessa forma, após a análise de diversos fatores que interferem nessa relação, é possível fazer um diagnóstico acerca do que é preciso ser alterado, melhorado ou otimizado. O processo é feito com um constelador organizacional, que vai identificar os pontos a serem trabalhados e encontrar soluções no sistema de seus clientes.

A coach organizacional, especialista em comportamento humano, Jeane Mota, conta que existem sinais de que uma empresa necessita de constelação empresarial. Para ela, os principais seriam:

Alta taxa de turnover e ausências devido à saúde: há uma tendência de pessoas saírem da organização e alto nível de faltas ocasionadas por problemas de saúde quando o ambiente conta com falta de posicionamento estratégico das lideranças e colaboradores;

Dificuldade em lançar uma nova marca ou decidir sobre um investimento, ou fusão;

Demora na resposta: decisões importantes são adiadas, problemas antigos continuam;

Conflitos invisíveis: várias pessoas sentem um conflito no ar, mas não conseguem distinguir o que é;

Eficiência diminuída: os resultados estão aquém das qualidades, conhecimento e experiência dos contribuintes;

Problemas de liderança: empregados descontentes com os líderes ou mudança de líder;
Falta de apreciação às pessoas: colaboradores reclamam que seus esforços não são apreciados.

Caso tenha identificado algum dos pontos acima em sua empresa, é hora de chamar um constelador organizacional. Investir e promover uma cultura saudável dentro do ambiente de trabalho gera mudanças que beneficiaram o seu negócio.



Jeane Mota - Mentora organizacional, especialista em comportamento humano. Ajudando pessoas e transformando famílias
jeane@idpro.com.br
@jeaneamota



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