Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Queda no desempenho da educação: dados apontam notas piores do que durante a pandemia

divulgação


Especialista reitera a importância de aprender matemática e português 

 

Os números da última avaliação do Saresp1 (Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo) indicaram uma piora do desempenho da educação dos alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano) no ano de 2023. A média caiu 10 pontos em português e 2 pontos em matemática em relação a 2022.

 

O resultado, de 234,4 em português e de 246,3 em matemática, foi ainda pior do que o registrado em 2021 - 241,4 e 246,8 respectivamente - durante a pandemia de covid-19, em que os alunos estudavam de forma remota. A nota também é considerada a mais baixa dos últimos 10 anos.

 

A gerente do setor da disciplina de português do Kumon, que é formada em Letras e pós-graduada em psicopedagogia, Mariana Bruno Chaves, diz que os dados são preocupantes, pois, “se o aluno não tem a capacidade de interpretar textos e fazer cálculos, não é possível avançar em qualquer campo do conhecimento”.

 

Em relação ao estudo de português, a especialista explica que “as vantagens de ter conhecimento pleno da sua língua pátria vão muito além de desenvolver escrita e leitura, mas também de capacidade de pensamento, e de compreender a língua como parte da manifestação cultural e social, melhorando a percepção de mundo do aluno”, conta.

 

Já em matemática, a educadora reitera a importância deste conhecimento para o desenvolvimento do raciocínio lógico: “A matemática estimula a formação do raciocínio lógico e analítico, prepara a mente para a resolução de problemas e melhora a capacidade de concentração do aluno em todas as outras disciplinas”, explica.

 

Porém, Mariana conta que as duas matérias se interligam em suas funcionalidades: “Uma alta habilidade linguística leva a um melhor desempenho em matemática. Já o domínio da língua portuguesa garante uma melhor assimilação dos problemas propostos pela matemática”, relata.

 

O aprendizado das disciplinas de português e matemática no Kumon é feito por meio de um método exclusivo que ajuda o aluno a dominar os conteúdos, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina, foco e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.

 

Além disso, o método favorece o autodidatismo, a concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança, por meio do material didático próprio e exclusivo que é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que seja facilmente incluído no planejamento preparatório. O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês, para todas as idades. 





kumon.com.br
http://www.kumon.com.br/franquia



1 Notas dos alunos da rede estadual de SP pioram em 2023: média caiu 10 pontos em português e 2 em matemática do 6º ao 9º ano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados