Estudo da Universidade de Michigan revela que
vídeos que despertam emoções intensas têm maior probabilidade de se tornarem
virais. Especialista explica o porquê.
Todos os dias, um novo fenômeno ganha destaque na internet, seja
uma dança, um meme, uma campanha ou um vídeo amador. Esses conteúdos não apenas
se espalham rapidamente pelas redes sociais como conquistam um público vasto em
questão de horas. Quem navega pelo Instagram, TikTok ou Facebook certamente
lembra dos virais como "Já acabou, Jéssica?", "Nazaré
Confusa" ou o icônico "Aham Cláudia, senta lá". São conteúdos
que se tornam parte do zeitgeist digital, repetidos, remixados e reinterpretados
em conversas online e offline.
Mas o que realmente impulsiona um conteúdo para o status viral?
Segundo Antônio Gelfusa, publicitário e especialista em redes sociais, a
resposta está nas emoções que esses conteúdos despertam. Desde alegria, empatia,
até raiva, os conteúdos que evocam sentimentos intensos têm uma probabilidade
maior de serem compartilhados.
Um estudo da Universidade de Michigan corrobora essa ideia,
analisando mais de 1,5 milhão de vídeos no YouTube e destacando que aqueles que
despertam emoções fortes são os mais compartilhados. O desafio do balde de gelo
é um dos que fizeram sucesso pelo ato da empatia, pelo ato de partilhar, e
arrecadou US$115 milhões em apenas oito semanas. No desafio, a pessoa se
encharca com um balde de água e gelo, e faz uma doação. Depois, desafia outras
pessoas a fazer o mesmo.
Além dos sentimentos, a simplicidade e situações autênticas e
relacionáveis têm um grande potencial para se tornarem virais, ressalta Gelfusa
"Conteúdos com linguagem direta e fácil de entender são mais acessíveis e
facilmente lembrados pelo público. Quando as pessoas encontram algo que ressoa
com suas próprias vidas ou experiências, têm maior inclinação para compartilhar
com suas redes, impulsionando ainda mais a disseminação do conteúdo",
explica. Ele também acrescenta: "Os virais podem surgir de diversas
situações, como falas de personagens de filmes, reality shows, incidentes
inesperados em vídeos amadores que geram identificação e intensa emoção, gafes
em discursos importantes, ou até mesmo campanhas planejadas estrategicamente
para isso”, pontua.
Segundo o especialista em redes sociais, a internet é um espaço
onde a atenção é disputada a cada instante, portanto, o segredo está numa
combinação cuidadosa de timing, do conteúdo autêntico e uma compreensão precisa
do público-alvo.
No entanto, prever o próximo "hit" digital ainda não tem
a resposta certa. No mundo das redes sociais, onde cada curtida e seguidor
podem levar à fama, entender a viralidade vai além de compreender algoritmos e
métricas. “O que será o próximo "hit"
digital? A resposta está sempre um passo à frente, esperando para ser descoberta”,
finaliza Antonio Gelfusa Junior.
Gelfusa Junior - Publicitário, especialista em educação e redes sociais, com atuação de 25 anos na construção da comunicação on e offline de empresas dos mais diversos segmentos. Atualmente o profissional dirige o Grupo Raiz, que é responsável pela Agência Pérgola Propaganda e pelos veículos de comunicação SP Jornal, Gazeta da Zona Sul, ZL Notícias, Jornal de Vila Carrão, Jornal do Tatuapé, entre outros. É professor do Sebrae/SP e de cursos de graduação e pós-graduação de comunicação, marketing, propaganda e jornalismo.
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