Você já ouviu a expressão “talk to your data”? Na tradução para o português, o termo significa “conversar com seus dados”. Isso é, cada vez mais, vemos ser enfatizada a importância da gestão de dados, a fim de garantir o sucesso das organizações. Afinal, mais do que extrair registros e informações, é fundamental realizar a análise de dados em tempo real, criando um diálogo que permita total compreensão do negócio – algo que pode ser realizado por meio do conceito de observabilidade.
Como o próprio nome diz, essa prática nada mais é
do que observar todo o sistema da empresa, para compreender qual o seu atual
estado interno ou externo. E, embora o conceito seja, naturalmente, atribuído à
área de Tecnologia da Informação (TI), é possível também aplicá-lo em outras
vertentes da companhia como, por exemplo, nos dados.
Ou seja, por meio desse princípio, é possível
analisar toda a infraestrutura organizacional, desde a produção, tendências,
padrões, gargalos, integração de processos, até mesmo avaliar o comportamento
do colaborador em relação à sua produtividade e, a partir da conquista da
inteligência do negócio, atribuir melhorias que garantam o seu desempenho e
eficiência.
A aplicação da observabilidade ganha ainda mais
importância na gestão de dados, considerando que, de acordo com o relatório “Data
Age 2025”, realizado pela International Data Corporation (IDC), espera-se que,
até 2025, a quantidade de dados gerados no mundo alcance 175 zettabytes, um
aumento significativo em comparação aos 33 zettabytes gerados em 2018.
Embora sempre que falamos sobre conceitos de
tecnologia, criem-se dúvidas ou receios quanto à sua aplicação, no caso da
observabilidade, não é necessário. Isso porque, a atribuição da prática no dia
a dia dificilmente será algo que trará algum tipo de obstáculo devido à sua
simplicidade e abrangência. Entretanto, para garantir o seu sucesso, é crucial
ter bem estabelecido um olhar crítico.
Isso é, de nada adianta ter mecanismos de extração
de dados, sem que haja uma atuação precisa para analisá-los e interpretá-los, a
fim de obter insights promissores que auxiliem na geração de relatórios e
diagnósticos que favoreçam o processo de tomada de decisões rápidas e
estratégicas para o negócio.
Realizar a gestão de dados não é algo que acontece
da noite para o dia, visto que, para sua execução, é necessário o envolvimento
de toda a organização no processo de envio, análise e extração. Por isso,
torna-se fundamental alinhar a cultura da empresa em prol dessa prática, para
que o time atue em total sincronia e aplique os conceitos de inovação.
Afinal, cada vez mais, é enfatizada a importância
dessa gestão para decisões ágeis. Desta forma, cabe às empresas que ainda não
têm fundamentado essa prática mudarem, desde já, sua conduta, a fim de
acompanhar o atual movimento de transformação digital no mercado. O primeiro
passo para isso é, sem dúvidas, adquirir ferramentas de observabilidade que
apoiem no fornecimento e extração de informações, para melhor compreensão do
negócio tanto do ponto de vista interno quanto externo, a fim de fortalecer o
relacionamento com toda a cadeia produtiva.
Quanto a isso, contar com o apoio de uma
consultoria especializada nessa abordagem é uma excelente alternativa. Afinal,
o time de especialistas pode apoiar a companhia desde o processo de escolha de
ferramentas que permitam fazer a observabilidade, até mesmo na melhor
orientação de qual o melhor caminho a ser seguido em concordância com a
estratégia corporativa.
A tendência é que a gestão de dados continue crescendo nas organizações. Diante disso, estabelecer o princípio da observabilidade nas operações da empresa ajudará a garantir sua melhor atuação frente ao mercado altamente competitivo, o qual exige, diariamente, agilidade nas tomadas de decisões que, como tudo na vida, não devem ser decididas de forma precipitada, mas somente após uma conversa esclarecedora.
Guilherme Seleguim = Squad Leader e Product Owner da Viceri SEIDOR.
Viceri SEIDOR
www.viceri.com.br
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