Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Menopausa e hábitos saudáveis: 5 benefícios da suplementação para o alívio dos sintomas


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em 2023, estima-se que o Brasil tem aproximadamente 29 milhões de mulheres que estão no climatério ou na menopausa, representando 7,9% da população feminina do país. 

A menopausa, conhecida como parte do período do climatério em que as mulheres têm um declínio natural dos hormônios reprodutivos deixando de menstruar entre os 45 e 55 anos, é uma fase que traz diversos sintomas e dúvidas de como será a vida no processo de envelhecimento. E nesse sentido, ter um acompanhamento médico, aliado aos hábitos saudáveis, além do uso de suplementação com orientação de profissionais da saúde são algumas das alternativas encontradas pelas mulheres para terem dias mais tranquilos. 

“A menopausa, assim como o climatério, é uma fase de transição que tem diversos altos e baixos hormonais, assim como os sintomas. Além disso, muitas mulheres nessa fase sofrem com deficiência de vitaminas e baixa imunidade, assim como têm o risco aumentado para sintomas de ansiedade, insônia e depressão. Para minimizar essas e outras manifestações, mudanças no estilo de vida com suplementação recomendada pelos médicos e profissionais da saúde podem proporcionar mais qualidade de vida”, afirma Larissa Amorim, nutricionista da Always Fit, uma plataforma de e-commerce especializada em suplementos naturais. 

Para que as mulheres tenham uma maior tranquilidade nesse período, Larissa listou cinco benefícios da suplementação e hábitos saudáveis como aliados nos sintomas da menopausa:

 

Prática de atividade física: Além de ajudar no controle do peso, a atividade física ajuda no equilíbrio hormonal, auxiliando nas alterações de humor e ondas de calor, que são sintomas bastante comuns. Nesse caso, a creatina pode ser uma aliada na força, energia e vitalidade.

 

Cuidados com a alimentação: O consumo de vegetais verdes, peixes e legumes são importantes para a menopausa porque são fontes de ômega 3, vitaminas do complexo B e E que também podem ser suplementadas com acompanhamento médico, assim como a vitamina D.

 

Cuidados com a saúde óssea: Nessa fase da vida, muitas mulheres sofrem com deficiência de cálcio, magnésio e zinco. Com isso, elas ficam mais susceptíveis a doenças como osteoporose, artrite, artrose, dentre outras comorbidades. Além da suplementação orientada por um profissional, é imprescindível fazer exames periódicos para verificar a massa óssea.

 

Beber água: A pele costuma ficar mais seca no processo de envelhecimento. É natural que o organismo necessite de mais água para se manter saudável e evitar a desidratação. O consumo de fibras nos alimentos e suplementos que têm essa propriedade como base demandam um maior consumo de água. Por isso, é importante beber água, mesmo em dias de inverno.

 

Boa higiene do sono: À noite o consumo deve ser de refeições leves e fácil digestão. Duas horas antes de dormir, desligar das telas e luzes ajuda a ter um sono melhor. Como suplementação, a melatonina pode ser uma aliada, desde que esteja sob orientação médica.


Always Fit

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados