O estudo ainda aponta que 75% das agências aprendem sobre o uso de novas tecnologias na prática cotidiana
Uma pesquisa da agência Conversion em parceria com o Zoho Marketing Plus, ferramenta de marketing da multinacional de tecnologia Zoho, mostra que seis em cada dez (60%) profissionais do mercado de marketing ainda encontram dificuldades em integrar ferramentas de martech – termo que se refere à junção de marketing e tecnologia. Entre essas ferramentas, estão desde disparadores de e-mail para leads até sistemas gestores de chatbots, por exemplo.
Na prática, isso significa que esses negócios ainda precisam
utilizar mais de um instrumento para satisfazer as necessidades de suas operações [tabela 1] e é com a
experiência cotidiana que 75,7% das empresas vão aprender a utilizar esses
novos instrumentos de tecnologia, sem um treinamento adequado. No estudo Martech
Trends 2024, que ouviu 235 profissionais que utilizam alguma martech
no departamento de marketing ou em departamentos sob sua gestão, este foi o
percentual de empresas que responderam que a integração entre essas ferramentas
é regular, ruim ou péssima.
Essa realidade faz, sobretudo, com que as empresas não sintam estar aproveitando toda a potencialidade dessa união tecnológica entre ferramentas. De acordo com a pesquisa, 72% das empresas acreditam não aproveitar todo o potencial das ferramentas de martech que utilizam. Quando perguntadas sobre competências e pessoas que possuem atualmente para aproveitar melhor as martechs, menos da metade responderam positivamente (37,9%).
Para Diego Ivo, CEO da
Conversion, esses dados mostram, por um lado, que as martechs ainda têm o
desafio de explorar, de forma mais clara, como suas funcionalidades
podem transformar as atividades práticas das empresas. De outro, revelam
que a falta de mão de obra qualificada aparece como um entrave também nesse
campo.
"É essencial que as empresas
compreendam a importância de investir em capacitação profissional para
aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis. A falta de integração não é
apenas um problema técnico, mas também um reflexo de certa carência de
habilidades específicas no mercado", diz Ivo.
O executivo ainda ressalta que a
visão holística das ferramentas de martech é essencial para o sucesso do
negócio. “A integração gera agilidade na implementação de estratégias e
campanhas, além de automatizar de maneira eficiente os processos. Ademais, simplifica
o fluxo de trabalho, facilitando ajustes em tempo real e reduzindo a margem de
erros, o que, consequentemente, melhora a colaboração entre equipes e a
eficiência das empresas", conclui.
De acordo com Raphael Leite,
gerente de marketing de Zoho Marketing Plus, o desenvolvimento de novas
tecnologias, nesse contexto, se faz necessário para que as empresas possam
alcançar o equilíbrio entre inovação e execução. Mas, antes disso, deve haver
uma preocupação das empresas em capacitar profissionais para lidar com os novos
recursos. “Estamos olhando para um cenário em que 98,7% das empresas
brasileiras já dizem aderir às tecnologias de marketing para tornar suas
operações mais eficientes e estratégicas. Mas grande parte delas ainda não
consegue enxergar o todo e o potencial dessas ferramentas”, diz.
Segundo Raphael, o cenário
representa uma grande oportunidade para empresas que já reconheceram a
necessidade de investir em treinamentos para suas equipes de marketing e outros
times acostumados a lidar com martechs em seu dia a dia, bem como para empresas
de marketing que desenvolvem as martechs e estão atualmente focadas apenas em
vender seus produtos. “É preciso investir em aprendizado contínuo e capacitação
de times. Somente assim teremos um cenário em que martechs não serão apenas uma
realidade, mas o domínio de tecnologias será característica dominante no perfil
dos profissionais de marketing do futuro”, afirma.
CAPACITAÇÃO NA PRÁTICA
Nesse caso, é interessante observar como a maioria das empresas (75,7%) tem uma dinâmica de aprendizado no uso de martechs na prática cotidiana. Para ambos os executivos, apesar de ter certa efetividade, por outro lado, isso reflete dilemas estruturais das empresas.
Atualmente, apenas 50,2%
das empresas dizem aproveitar as oportunidades de aprendizado oferecidas pelas
próprias ferramentas.
Como comprovação do interesse crescente dos profissionais de
marketing por novas tecnologias na área, a pesquisa mostra que cinco em
cada dez (48%) companhias brasileiras dizem estar focadas em adotar tecnologias
para o setor. Enquanto isso, 58% delas afirmam estar satisfeitas com as
martechs que já utilizam hoje.
"À medida que os departamentos de marketing não reúnem a expertise necessária para manusear essas ferramentas, elas devem recorrer ao mercado especializado – que, além de mais difícil de encontrar, é caro", comenta Diego Ivo. Contratar pessoas qualificadas no campo é uma prática adotada por 39% dos departamentos, segundo a pesquisa.
O estudo também revela que, em
média, 31,3% de todo o orçamento de marketing das empresas brasileiras
entrevistadas já é dedicado às martechs, considerando a aquisição de ferramentas
e também contratação de terceiros e agências especializadas. Contudo, a falta
de orçamento para essas tecnologias ainda representa uma barreira para o avanço
do mercado de martechs, já que 56,6% dos respondentes acreditam ser essa a
principal entrave para avançar na maturidade e uso da tecnologia de marketing
na sua empresa. Em seguida estão a falta de pessoas qualificadas (38,7%) e
falta de conhecimento (33,6%).
FUTURO PROMISSOR
Apesar dos entraves, a pesquisa mostra que o universo empresarial brasileiro está disposto a investir cada vez mais em martechs: 55,3% dos departamentos de marketing que participaram do estudo afirmaram que pretendem adotar novas ferramentas desse tipo no próximo ano . Outros 42,6% afirmaram querem expandir os instrumentos que já usam.
Em relação ao orçamento dedicado à essa expansão, 68% das empresas afirmaram que planejam aumentar os investimentos em tecnologias de marketing nos próximos 12 meses, enquanto apenas 6,8% das empresas consideram a possibilidade de reduzir esses investimentos.
Metodologia
Para a pesquisa, foram
consultados 235 profissionais, entre os dias 17.04.24 e 03.05.24, que utilizam
alguma martech no departamento de marketing ou um departamento sob sua gestão.
O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 6%. Algumas
perguntas permitiam múltiplas respostas, resultando em somas que, em alguns
casos, ultrapassam 100%.
Zoho
Converson
Nenhum comentário:
Postar um comentário