65% dos jovens destas gerações estão mais inspirados a buscar e compartilhar experiências que reflitam a realidade do lugar que estão visitando
Apesar dos Millennials e da geração Z serem conhecidas pelo
uso intensificado das redes sociais, neste momento, este
público está escolhendo
Da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, à famosa e mais
cobiçada ilha do Brasil, Fernando de Noronha, a superexposição de destinos
turísticos nas redes sociais foi identificada como um possível fator
que contribui para a superlotação e a deterioração de locais turísticos em todo
o mundo, afetando não apenas as experiências de viagem daqueles que escolhem
esses destinos, mas também a qualidade de vida dos habitantes
locais.
De acordo com a pesquisa VisualGPS, 1 em cada 3 jovens usa
a rede social e os perfis de viagem para inspirar a escolha
de destinos. As selfies e ‘photo dumps’, por muito tempo,
desempenharem um papel crucial na percepção e na popularidade de muitos
destinos. Outras tendências, como "Instagram
vs. Realidade", mostram o outro lado destes
perfis, destacando grandes multidões ou longas filas. A crescente
conscientização de conceitos como "turistificação" e
"gentrificação", termos em alta nas redes sociais, também
destacou as desvantagens de explorar destinos populares em plataformas como
Instagram e TikTok.
Impacto
da publicidade no setor de turismo
Gabriel Carreiro de Melo, especialista em
Conteúdo Criativo da Getty Images na América Latina, analisa como as empresas
do setor precisam reavaliar como usam a linguagem visual em suas campanhas de
marketing e publicidade se quiserem atrair o público mais jovem. "Em
vez de se concentrar em imagens ou vídeos altamente estilizados e irrealistas,
é essencial optar por conteúdo que pareça menos posado e mais autêntico",
disse ele. Algumas das recomendações do especialista também
incluem:
- Mostre a
realidade local: embora a popularidade dos destinos continue a ser um
fator importante para os jovens no Brasil, a
pesquisa VisualGPS revelou que isso não significa
necessariamente que eles estejam procurando visitar as atrações turísticas
mais populares do local, mas que, em vez disso, buscam experiências
autênticas que são pouco conhecidas ou frequentadas apenas por moradores
locais. Considere a possibilidade de incorporar imagens e vídeos que
realmente representem a vida cotidiana nesses lugares, destacando
interações genuínas com a cultura e a comunidade. Destaque experiências
personalizadas e acessíveis, desde apreciar a culinária da região até
explorar atrações fora dos roteiros turísticos mais conhecidos.
- Promova
a sustentabilidade: a ferramenta VisualGPS revelou que os
jovens, especialmente os Millennials, priorizam a sustentabilidade
mais do que as outras gerações como um fator importante em suas decisões
de viagem. Sendo assim, use imagens e vídeos que destaquem como sua
empresa implementou práticas de turismo responsável, desde acomodações
ecologicamente corretas até atividades sustentáveis que reflitam o
respeito pelo ambiente natural e cultural.
- Diversidade
e representação: 72% dos brasileiros disseram que se sentem
mais interessados em imagens e vídeos de pessoas que se parecem com eles,
suas famílias ou amigos, em vez de conteúdo inspirador focado na beleza de
modelos ou "celebridades". Ao selecionar imagens e vídeos para
suas campanhas, inclua pessoas de várias idades, etnias, níveis
socioeconômicos e tipos de corpo, para refletir a
verdadeira diversidade não apenas dos viajantes, mas também das
comunidades locais.
O papel do turismo autêntico no futuro
Em meio ao surgimento de deepfakes e imagens geradas por IA, os
especialistas da Getty Images enfatizam que as empresas do setor de turismo
também devem se esforçar para manter a credibilidade e a confiança
no que publicam em suas redes sociais.
"Se estiver pensando em usar imagens geradas
por IA, considere seus objetivos e seu público. Nossa pesquisa indica que as
pessoas podem reagir negativamente se identificarem que as imagens usadas não
são reais, especialmente para o setor de turismo. Isso não significa que
precisa deixar de usar imagens geradas por IA; mas, as pessoas não querem se
sentir enganadas - se você quiser mostrar histórias e experiências reais, opte
por imagens capturadas no mundo real”, ressaltou Gabriel.
A pesquisa VisualGPS revelou que 46%
dos Millennials e da Geração Z no Brasil não confiam mais
no que veem nas mídias sociais. Além disso, 98% concordam que imagens e vídeos
"autênticos" são essenciais para estabelecer a confiança.
"A autenticidade e
a transparência como valores
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