Você já parou para pensar o que faz com que um
conteúdo viralize nas redes sociais atualmente? Essa pergunta pode ter várias
respostas, afinal, fatores diferentes podem fazer com que um vídeo se destaque
na internet, que recebe novas informações de pessoas do mundo inteiro em fração
de segundos, o que também deixa a disputa por espaço cada vez mais acirrada.
Durante a palestra ‘How to Make Anything Go Viral’, que eu
assisti presencialmente na VidCon da Califórnia, a creator Jenny Hoyos, que tem
19 anos e 1 bilhão de inventário de visualizações só no YouTube, explicou os
segredos para ter uma média de mais de 10 milhões de visualizações no YouTube
Shorts, que envolvem aumentar a audiência e criar ganchos cativantes que retêm
a atenção do seu público ao longo dos seus vídeos, fazendo com que queiram
assistir diversas vezes.
Fazendo uma análise bem detalhada de todos os seus vídeos, Jenny comentou que
foi comprovado que a métrica que correlaciona as melhores visualizações nos
shorts do YouTube é a retenção, que é o tempo de vídeo que os espectadores mais
assistem ou quanto do vídeo eles estavam assistindo. Para a creator, a meta em
um vídeo de 60 segundos é de 90% de retenção.
Hoje em dia, conteúdos verticais costumam se tornar virais de forma rápida e
fazem grande sucesso, principalmente com a Geração Z, que são pessoas de 13 a
27 anos. Esse público é um dos que mais consome vídeos no formato, mas que
também tende a perder o interesse com maior facilidade, então o vídeo precisa
apresentar elementos que prendam a atenção. Porém, como fazer com que se torne
um viral?
Jenny Hoyos respondeu essa dúvida, ao afirmar que o criador de conteúdo não
precisa ter uma super ideia quando decide gravar um vídeo, mas deve saber
tornar essa ideia em algo maior. Ela disse que dá para transformar qualquer
coisa em um bom conteúdo de potencial viral, mas tudo depende do gancho, que
está entre os 2 a 3 primeiros segundos do vídeo. A partir disso, informou três
dicas para um vídeo se tornar viral:
- O
vídeo precisa ser visualmente chocante (o gancho trazido no início está
totalmente relacionado a isso);
- É
preciso garantir que o vídeo estabeleça expectativas de forma visual e
auditiva;
- Também
é preciso gerar conexão, tem que ter um motivador ou uma motivação para a
pessoa assistir o conteúdo até o fim e esse motivo precisa ser simples e
conciso.
A creator mencionou que além dessas dicas, é
preciso se manter consistente, criando uma marca pessoal. Muitos vídeos sobre
‘dia a dia’ estão fazendo sucesso nas redes sociais, porque as pessoas
conseguiram encontrar a parte intrigante do conteúdo e o transformaram em
viral. Como por exemplo o Culture Kids Group, uma empresa belga
que tem quase 6,5 milhões de visualizações no TikTok. É uma agência liderada
por pessoas da GenZ e o conteúdo consiste em mostrar cultura corporativa não
tradicional.
No entanto, gosto de ressaltar que não existe receita de bolo. Atualmente,
creators, e não só da Geração Z, costumam ser “reféns do algoritmo”, pois
apesar de entenderem o formato, replicarem e conseguirem fazer com que
conteúdos viralizem, pode não dar certo todas as vezes. Seguimos parâmetros
direcionais, mas se o algoritmo não entregar o conteúdo ou houver alguma
instabilidade na plataforma naquele dia, não tem o que fazer e não vamos
conseguir engajar as pessoas. É importante ter isso claro.
Por outro lado, o saldo de tudo que foi abordado é bem positivo. Ver uma pessoa
com pouca idade em cima de um palco falando sobre o quanto a Geração Z engaja
conteúdos na internet e explicando sobre as formas de tornar essa criação mais
assertiva me deixou muito esperançoso. Principalmente porque notei que haviam
pessoas de diferentes idades na plateia, o que reforça o que sempre falo: nós
precisamos das gerações coexistindo.
E por que digo isso? Um time intergeracional consegue ser muito mais forte e
potente, sendo capaz de tornar as estratégias ainda melhores. Não é sobre “a
geração da vez” no mercado de trabalho, mas sim que seja possível aprender um
pouco com todos. As gerações mais velhas possuem um vasto repertório de
mercado, que se unificados com o conhecimento tecnológico das mais novas, pode
trazer resultados fantásticos para os negócios e inovação que realmente
resolvem problemas sociais.
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