O conhecido “fala uma coisa e faz outra” já não cabe mais no código de valores do consumidor atual
Um estudo realizado pelo Orbit Data
Science, no final do ano passado, analisou que um dos motivos pelo qual o
consumidor deixa de comprar uma marca é por não se sentir representado por ela
(22%). Ao longo dos meus 30 anos como profissional de marketing, tenho
percebido que o conceito dos 4Ps, do Philip Kotler (preço, praça, produto,
promoção) tem sido usado até hoje entre os marketeiros e comunicadores.
No entanto, a sociedade contemporânea
urge que as marcas estejam cada vez mais em sintonia com os propósitos de seus
consumidores, não apenas olhando para as vendas, mas, comunicando e agindo de
maneira mais verdadeira e autêntica. Não é mais a personalidade do consumidor
que o leva a momentos de rejeição em relação a uma empresa ou marca, mas a
falta de sintonia entre o que a empresa oferece e o que a comunicação dá a
entender.
Diante deste cenário, vivenciei de
perto diversas discussões sobre o futuro e como posso contribuir para praticar
o marketing autêntico e eficaz na era do propósito. O mundo atual pede uma
revisão total em nossos conceitos. Recentemente, entrei num processo de
“MEGAMORFOSE” e incluí mais 3Ps na lista do Kotler: Paixão, Pessoas e
Propósito.
E por entender a força das siglas e dos
acrônimos em nossa área, desenvolvi a técnica do POREM. Para nos comunicarmos
de forma autêntica, temos de abusar da combinação bombástica entre: Propósito,
Ousadia, Resiliência, Empatia e Magia.
O Propósito é a escolha de um ou alguns
temas que passem a englobar o core business da organização para gerar valor
coletivo e criar real impacto social. A Ousadia diz respeito à coragem para se
posicionar de verdade, apoiando temas relevantes com o bottom line da
companhia. A Resiliência é a compreensão de que este processo é eterno e os
ganhos são de longo prazo, os resultados tenderão a piorar antes de
exponenciar. A Empatia é seu próprio significado, a capacidade de olhar e
compreender o outro. E a Magia, a conspiração de fatores que nos encantam e
fascinam.
O diálogo vigente nessa nova era prega
o abandono de práticas criminosas e a adoção de comportamentos regenerativos,
exigindo da sociedade uma mudança de posicionamento e funcionamento, além do
desenvolvimento de uma cultura contemporânea sustentável. As marcas não possuem
o mesmo papel que antigamente, ou seja, suas estratégias precisam ir além do
ponto de venda. Conseguindo transformar nossos consumidores em fãs com
protagonismo, otimismo, autenticidade e responsabilidade, e, adotando o POREM,
as marcas exercerão um papel fundamental na consolidação de uma cultura mais
diversa, inclusiva e sustentável.
Alain S. Levi - possui mais de 30 anos de experiência na área do Marketing e é fundador e CEO da Motivare, uma das maiores e mais respeitadas agências de experiencial marketing do mercado.
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