Pesquisar no Blog

domingo, 21 de julho de 2024

Atividades físicas X saúde capilar: especialista explica como o suor pode impactar na saúde dos fios

Rogério Sartini, hair expert da Tangle Teezer, esclarece como a transpiração, comum durante a prática de esportes, pode afetar o couro cabeludo e a fibra capilar, trazendo aspecto poroso e ressecado, além de dificultar a hora de pentear



Nos últimos anos, houve um aumento expressivo na procura por atividades esportivas no Brasil. Corrida, ciclismo e musculação estão entre as modalidades preferidas dos brasileiros. E com todos os olhos voltados para o maior evento esportivo do mundo – as Olimpíadas, que este ano acontecem em Paris –, surge um tema necessário: Existe alguma relação entre a prática de esportes e a saúde capilar? Como o suor pode influenciar nesse aspecto?

Além do aspecto oleoso, o suor pode, sim, afetar o cabelo, aponta Rogério Sartini, hair expert da Tangle Teezer, marca de escovas que revolucionam o cuidado com os fios: “Por conter cloreto de sódio, o suor retira a água da fibra capilar, deixando os fios porosos, secos, quebradiços e opacos, tornando difícil o momento de pentear. Além disso, pode alterar o pH do couro cabeludo e contribuir até para a proliferação de fungos”, esclarece.

Abaixo, o especialista sugere hábitos fundamentais para manter os cabelos saudáveis durante a prática de esportes. Confira:

 

Priorize cosméticos com fórmulas limpas

É essencial lavar o cabelo após suar devido à prática de atividades físicas. Uma dica do especialista é investir em cosméticos de hair care com ativos naturais, capazes de limpar os fios sem causar ressecamento. "Dê prioridade a shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento livres de sulfatos, que podem retirar a camada natural de proteção dos fios, sal, que resseca ainda mais a fibra, e químicos agressivos, como petrolatos e parabenos, que podem causar irritações, alergias e aumentar a sensibilidade da pele", explica.

Em contrapartida, existem componentes que ajudam a proteger o cabelo e a devolver os nutrientes perdidos durante a transpiração. "Um exemplo é o D-pantenol, também conhecido como pró-vitamina B5, que não só atrai, como também retém a umidade, além de combater radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Além disso, estimula a renovação da pele e combate as descamações no couro cabeludo, garantindo um cabelo com mais brilho e maciez”, sugere.
 

Produtos finalizadores são verdadeiros aliados
Que finalizadores capilares como óleo ou leave-in são indispensáveis na rotina de cuidado com as madeixas, todo mundo já sabe. E, ainda mais, quando se tem alta exposição ao suor, eles são completos aliados, já que podem reverter os danos causados.

Por isso, é recomendado escolher opções com filtro UV, que garantam a proteção solar e são indispensáveis para atividades ao ar livre, e com óleos naturais, que evitam a perda de água da fibra capilar. "É só aplicar uma pequena quantidade no comprimento, priorizando as pontas. Outro ponto interessante é que ajudam na finalização e no day after, ao mesmo tempo que protegem os fios do suor excessivo, da poluição e das altas temperaturas”, destaca o especialista.
 

Cuidado com os elásticos de cabelo
Muito utilizados para prender o cabelo, os elásticos podem ser os grandes causadores da quebra dos fios. Isso porque não é incomum que sejam usados bem apertados para segurar tudo no lugar durante a prática de exercícios. Dependendo do material e da força aplicada, há muita chance de quebra do fio. Para evitar o problema, Rogério afirma que o ideal é usar sempre um elástico de tecido — tipo scrunchie — para não agredir a estrutura capilar.
 

Atenção na hora de pentear
A forma adotada para desembaraçar as madeixas pode influenciar, e muito, na saúde e na aparência dos cabelos. O hair expert afirma que é fundamental, após soltá-los com cuidado para evitar quebras, usar uma escova apropriada para o sua textura capilar e penteá-los sempre das pontas para a raiz. "Não é segredo que os fios embaraçam na hora do shampoo. Por isso, antes de entrar no chuveiro, já solte os maiores nós, evitando que aumentem", indica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados