Jim Collins, em seu livro “Como as Gigantes Caem”, estudou várias empresas que um dia foram potências em seus setores, mas que em algum momento mergulharam rumo ao desaparecimento ou à irrelevância.
Ele descobriu que todas as grandes derrocadas
passaram por cinco fases: excesso de confiança, a busca indisciplinada por
mais, a negação de riscos, a luta desesperada pela salvação e a irrelevância,
que pode culminar com a morte do negócio.
Apresento essa pesquisa para destacar que o começo
de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso. Essa
autoconfiança exagerada está firmemente enraizada na percepção de que, "se
eu sou bom o suficiente para ter dominado o mercado, serei bom também para
mantê-lo sob controle".
Esse raciocínio cega a cultura organizacional e a
atira numa espiral viciosa, que pode terminar no cemitério corporativo. A
empáfia é como uma praga, que quando se alastra pela cultura corporativa, tem o
poder de feri-la de morte. O que não faltam são histórias de tropeções no
universo organizacional e, frequentemente, o preço pago é o desaparecimento.
Dentre os exemplos de como a arrogância pode
consumir empresas, temos: a Kodak, que preferiu focar na fotografia analógica e
perdeu espaço no mercado digital, a Blackberry, que não conseguiu acompanhar a
rápida evolução dos smartphones, o Yahoo, pioneiro dos mecanismos de busca
superado pela concorrente Google, a Blockbuster, que não soube usar a vantagem
que tinha frente à popularização do streaming, e muitos outros.
Um dos remédios para que as lideranças empresariais
não caiam na tentação da arrogância é vestir o chapéu de empreendedor
intracorporativo. Intraempreender significa promover uma mentalidade
empreendedora na própria organização, incentivando os colaboradores a
desenvolverem novas ideias e soluções.Divulgação
Essa abordagem é crucial para evitar a complacência e a estagnação, que podem surgir quando uma empresa acredita que é boa demais para mudar. Sem inovação contínua, as empresas se arriscam a serem superadas por concorrentes mais ágeis e inovadores.
Por mais que um negócio tenha alcançado o sucesso,
é vital não se deixar levar pela ideia de que esse sucesso é perene e está
garantido. O mercado está em constante evolução e sempre pode surgir um
competidor ainda mais forte e inovador. Por isso, manter a humildade e a
disposição para mudar é essencial para sustentar a prosperidade a longo prazo.
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