Geração Z é mais
ansiosa e impaciente, afirma
Comemorado em 3 de junho, o Dia do Profissional de
RH foi criado para celebrar e homenagear aqueles que são os principais gestores
do capital humano das organizações. Afinal, são esses profissionais que
identificam os talentos e trabalham para um maior engajamento entre os
colaboradores da empresa.
Por lidar diretamente com pessoas, o profissional
de RH está em constante aprendizado e reciclagem. “Quando cheguei aqui era tudo
mato”, brinca Gabriela Correia, diretora de operações e pessoas da VIP
Solutions, empresa especializada em telefonia VoIP. Ela criou o departamento do
zero e vem acompanhando as mudanças significativas no perfil dos que se
candidatam a uma vaga na empresa.
“Estamos em uma fase em que o principal desafio é
encontrar talentos que estejam de acordo com o que a empresa busca, não somente
em relação às hard skills como também às soft skills”, enfatiza. Segundo
Gabriela, os candidatos – em especial os da Geração Z - até se saem bem na
entrevista, mas quando começa a etapa do treinamento, as coisas mudam. “Aí a
gente percebe que a pessoa não tem aquela habilidade que disse que tinha, não
sabe mexer com determinada ferramenta, apesar de ter dito que sabia. São também
mais ansiosos e impacientes”, pontua.
Gabriela ressalta que a diversidade é importante e
enriquecedora para o time e que a troca entre gerações é válida, apesar dos
conflitos. E ela não está sozinha quando sinaliza essas questões. Dados do
relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Great People & GPTW,
divulgado no início de 2024, apontou que 51,6% dos entrevistados têm
dificuldades para lidar com diferentes gerações. Quando se trata
especificamente da Geração Z, no entanto, esse percentual sobe para 68,1%.
Como driblar esses empecilhos e identificar o
potencial das pessoas que estão começando na empresa? Gabriela ressalta o
trabalho diário que faz, acompanhando de perto cada uma das 27 pessoas da sua
equipe. O uso de ferramentas específicas que auxiliam na gestão é fundamental
no seu dia a dia. “É um trabalho de formiguinha. Para criar uma cultura
organizacional, a gente tem que trabalhar um por um. Entender quem são as
pessoas e quais são as que têm a cara da nossa empresa, ou seja, comunicativas,
prestativas, engajadas. Não podemos esperar que as pessoas venham prontas”,
diz.
Sobre as novidades no setor, a gestora cita a forte
presença da IA (inteligência artificial) na construção de métricas através de
cada perfil, assim como no sistema de feedback. Outra tendência cada vez
mais adotada nas empresas é a do “multibenefício”, cartão único que agrega
todos os benefícios em um só lugar. “Batalhar e persistir para que os
colaboradores se sintam parte da empresa é o nosso papel e a persistência é a
nossa marca”, conclui.
VIP Solutions
Nenhum comentário:
Postar um comentário