Segundo dados da Secretaria de Defesa
Social (SDS) do Estado foram registrados 944 ataques cibernéticos no primeiro
semestre de 2023. Diante desse cenário, especialista da Redbelt Security, que
está ampliando atuação na região, ensina como pessoas e empresas devem se
proteger no ambiente digital
Pernambuco está enfrentando um cenário preocupante de aumento nos
casos de golpes cibernéticos, deixando autoridades e consumidores em estado de
alerta sobre os perigos do ambiente digital. Dados recentes revelam um
crescimento significativo dessas atividades criminosas, afetando não apenas a
segurança financeira, mas também minando a confiança no comércio eletrônico e
nas transações online.
De acordo com informações da Secretaria de Defesa Social (SDS) do
Estado, o número de registros de crimes cibernéticos em Pernambuco disparou e
atingiu um aumento de 237% em comparação ao ano anterior. No primeiro semestre
de 2023, foram contabilizadas 944 ocorrências desse tipo, um salto considerável
em relação às 280 notificações do mesmo período de 2022.
Entre os golpes mais comuns estão as tentativas de fraude no
comércio eletrônico. Estima-se que, em todo o Nordeste, tenham ocorrido cerca
de 5 milhões de tentativas de golpes cibernéticos em 2023, resultando em um
prejuízo de pelo menos 6 bilhões de reais na região. Em Pernambuco,
especificamente, dentre 5 milhões de compras online realizadas, pelo menos 95 mil
foram identificadas como tentativas de fraude, o que representa uma em cada dez
compras online representa uma transação falsa ou ilegal.
Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security, consultoria especializada
em cibersegurança, destaca a gravidade da situação: "Hoje, detectar esses
crimes está cada vez mais difícil por conta de tecnologias que refinaram as
fraudes, como a Inteligência Artificial. Por isso, é importante que,
principalmente as empresas, protejam seus ativos e colaboradores, adotando uma
arquitetura de segurança adequada a cada contexto. Mas, além disso, fomentar a
cultura de cibersegurança deve estar entre as prioridades para as pessoas no
geral”, reforça o executivo.
Além disso, os casos de estelionato eletrônico também estão em
alta. Em 2023, foram registrados quase 22 mil casos, representando um aumento
de 45% em comparação a 2022. Esse tipo de golpe envolve cibercriminosos que
enganam as pessoas por meio das redes sociais, contatos telefônicos (vishing),
e-mails falsos (phishing) ou WhatsApp, buscando obter informações confidenciais
como senhas, dados bancários ou números de cartão de crédito. As fraudes
cibernéticas envolvendo anúncios na internet e o uso das ferramentas de
comunicação, como SMS e WhatsApp, também estão crescendo fortemente, aumentando
a preocupação das autoridades e da população em geral.
Diante desse cenário, é fundamental que os consumidores adotem
medidas de precaução ao realizar transações online, como verificar a
autenticidade dos sites, evitar fornecer informações pessoais em links e
contatos suspeitos, além de manter dispositivos e softwares sempre
atualizados.
Outras recomendações da consultoria para que pessoas e empresas
protejam-se ao realizar compras e transações online:
- Escolha uma plataforma de
pagamento segura e reconhecida - opte por utilizar plataformas consolidadas e ferramentas de
transação financeira que ofereçam uma camada extra de segurança,
especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs). Evite fornecer
informações de pagamento diretamente nos sites e, ao invés disso,
centralize esses dados com o fornecedor de confiança. Dessa forma,
informações sensíveis, como números de cartão de crédito, não são
processadas pelo sistema da empresa.
- Esteja alerta para Spoofing e
Phishing – o Spoofing
envolve a imitação de empresas legítimas por intermédio de sites falsos, e
phishing são e-mails fraudulentos enviados para roubar dados ou direcionar
pagamentos para contas falsas. As empresas devem fazer campanhas de
conscientização com clientes, funcionários e outros públicos-alvo para
alertá-los sobre os perigos de sites e e-mails falsos, especialmente em
períodos de alta demanda, como datas comemorativas. É importante verificar
o endereço e validar a autenticidade do mesmo, atentando-se, por exemplo,
a troca de letras no nome da marca ou do domínio.
- Utilize cartões virtuais para
compras online - o uso de
cartões virtuais é uma opção segura, na qual o banco gera um número de
cartão único para cada compra ou período determinado. Depois do uso, esse
número perde sua validade, evitando fraudes e clonagens. Empresas podem
incentivar seus clientes a utilizarem essa modalidade, fornecendo
informações sobre sua disponibilidade e os benefícios adicionais em termos
de segurança.
- Atenção à LGPD e à proteção de
dados dos clientes – para as
empresas, cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados
(LGPD) é essencial para evitar problemas legais relacionados a vazamentos
de informações de clientes. O ideal é não coletar ou oferecer mais dados
do que o necessário e, se a empresa não precisar retê-los, é melhor não o
fazer para minimizar riscos de exposição.
Lopes complementa que a conscientização e a educação sobre
segurança cibernética são essenciais para enfrentar esse desafio em Pernambuco
e em todo o país. A colaboração entre governo, empresas e cidadãos é vital para
mitigar os riscos e garantir um ambiente digital mais seguro para todos.
Redbelt Security
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