Por trás dos holofotes da moda, a busca por áreas profissionalizantes que vão além do design de roupas tem se destacado no mercado e podem remunerar em até R$ 22 mil
A indústria da moda deve crescer em vendas no
varejo ao longo de 2024 entre 2% e 4%, segundo o relatório do State
of Fashion. De acordo com o MICBR, o setor pode atingir faturamento de US$1
trilhão em 2025. Eventos como o Met Gala, Australian Fashion Week, Global
Fashion Summit entre outros, trazem tendências que aquecem o mercado. Mas,
todas essas novidades trilham um caminho que passa por dezenas de
profissionais, da pesquisa à idealização dos tecidos e das vitrines até a mão
do consumidor.
Dos que levam as tendências para as passarelas e
tapetes vermelhos, aos que fazem tudo isso chegar aos consumidores, há uma gama
de oportunidades dentro do mesmo ramo. O setor, que movimentou R$ 221,6 bilhões
no Brasil em 2023, agora tem cursos para cada etapa da moda. A EBAC,
Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, é uma das instituições que já
disponibiliza sete trilhas de estudos para formar profissionais na área chamada
de Fashion.
Para a professora do curso de Visual Merchandising, Érica Perillo, há muito campo
de atuação para quem está se formando.
“A moda é um assunto recorrente desde a colonização
do Brasil. No mundo, a profissionalização dessa área começou no século XVII, na
França. Hoje, com o avanço da tecnologia, principalmente, e da proliferação das
mídias digitais há muito burburinho por trás do que os famosos usam, por
exemplo. Isso movimenta o mercado, abre oportunidades. Alguns profissionais
vestem estrelas, ex-bbbs, outros vestem executivos, ou pessoas comuns que vão
de um lado para o outro todos os dias com os seus looks do inverno ao verão, do
mais simples ao mais sofisticado”, destaca a professora.
De acordo com uma busca de vagas no Linkedin, há
mais de 7 mil oportunidades nas diversas áreas da moda. Para Érica, isso é
reflexo do quanto tecnologias e a própria expansão do mercado trouxeram
possibilidades, inclusive com a oferta de cursos online, como oferece a própria
EBAC.
“Marca pode ser hoje uma pequena confecção ou as
mais célebres, que só de ver o logotipo a maioria das pessoas conhecem. E isso
é trabalho de algum dos profissionais da moda. Tudo isso começa naquele que faz
a pesquisa, o que desenha os croquis, depois o que projeta os tecidos, o que
faz a modelagem, depois o que leva para as passarelas, depois para a vitrine, o
que desenvolve a vitrine e o merchandising, o que faz a gestão disso tudo e
aqueles também que auxiliam as pessoas a se vestirem de acordo com o seu
perfil. Essas são algumas das etapas e há profissionais para cada uma delas,
sobretudo na era tecnológica, onde tudo isso se expandiu”, detalha.
Média salarial
De acordo com dados do Glassdoor, o salário para
ingressantes, como em inúmeras profissões, pode iniciar entre R$ 1.800,00 a R$
2.500,00, mas é possível chegar aos R$22 mil para os mais experientes, os que
ganham maior projeção com suas ideias mais inovadoras, ou que estão alocados em
marcas mais famosas, com celebridades. Isso também determina a remuneração
nesse mercado.
Área de atuação e mercado de
trabalho
Para outro especialista, o professor Gabriel
Spaniol, que trabalha em uma marca atuante em 19 países e dá aulas no curso de
Fashion Marketing e Vendas na EBAC, a área de moda é tão competitiva e
promissora quanto a de tecnologia. “As áreas de design de produtos e,
principalmente, marketing digital vêm se tornando muito atrativas para
profissionais bem remunerados, assim como programadores e desenvolvedores de
web”. Mas, ele ressalta que criatividade não é tudo, é preciso técnica e isso
se conquista com especialização.
O setor possui uma ampla gama de atuação e em cada
uma delas há diversas funções específicas, que podem ser executadas como
carreira. Veja algumas:
- Coordenação: coordena e orienta equipes
de estilo sobre as tendências da Moda em indústrias e confecções. Também é
responsável por gerenciar a aquisição de novas coleções para lojas.
- Fotografia: trabalha na produção
fotográfica em revistas de moda, catálogos de campanhas, exposições e
anúncios do setor.
- Modelagem: produz os moldes feitos a
partir dos desenhos dos estilistas e que servirão como orientação para a
confecção das peças.
- Negócios: elabora estratégias de
negócios e marketing e administra a cadeia de produção, distribuição,
divulgação e comercialização da moda.
- Pesquisa: trabalha no setor de
marketing de empresas ligadas à moda, fazendo pesquisas sobre o
comportamento do mercado e elaborando estratégias de lançamento de novas
tendências, desenvolvendo produtos ligados ao segmento da moda.
Habilidades e competências
para se destacar na área
“Analisar dados e transformar resultados em
soluções criativas, ter pensamento crítico para formar um julgamento sensato de
acordo com sua atividade, ter uma liderança inspiradora e uma comunicação
efetiva são características que completam a formação de um profissional
desejado pelo mercado de trabalho”, conta Érica.
Se olharmos para o mercado de moda sob o prisma da
agilidade e eficácia, conseguimos ver claramente como as empresas, marcas e
profissionais conseguem entender as necessidades do consumidor, identificar as
tendências e transformar essa abstração em um produto concreto, que pode ser
desejado e comprado. Nesse sentido, Érica acredita que esse nicho nunca irá se
extinguir e seguirá em plena expansão. “É preciso acompanhar a tecnologia, a
Inteligência Artificial, que hoje nos serve de diversas maneiras, a questão
sustentável na produção de tecidos e moda circular. A moda é novidade e
enquanto houver pessoas e problemas a serem resolvidos, lá estará o setor para
se reinventar e encontrar soluções inovadoras” conclui.
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