Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de março de 2024

Exposição fotográfica abre semana do Dia Internacional da Mulher no Museu Casa de Portinari

 

Imagem: Montagem com foto de Lola Paola Martins
Divulgação Museu Casa de Portinari

Feira de artesanato e ações especiais no dia 8 de março também fazem parte da programação

 

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), celebra o Dia Internacional da Mulher com uma programação especial na primeira semana de março. O destaque é a abertura da exposição “Nós Mulheres”, no Galpão das Artes. 

Além da exposição fotográfica, ações especiais no dia 8 de março e feira de artesanato são atividades que completam a programação para os próximos dias. Confira.

 

Exposição Fotográfica "Nós Mulheres" 

A exposição "Nós Mulheres", da fotógrafa Lola Paola Martins, apresenta retratos de mulheres em diferentes fases da vida - desde bebês até idosas - em situações diversas: no trabalho, cuidando da casa, sendo amamentadas, sendo retratadas em poses espontâneas, artísticas ou que mostram a realidade das mulheres no dia a dia. A fotógrafa registra lutas, glórias, alegrias e tristezas no universo feminino. A mulher, tantas vezes retratada por Portinari, em sua essência real, que passa despercebida. 

Lola Paola afirma que sua intenção é mostrar para as mulheres “o quão bonitas elas são, por dentro e por fora, independente de sua classe social, sua aparência e o momento que estão passando”. A fotógrafa pretende mostrar a real beleza das mulheres, que muitas vezes “nem elas conseguem ver”.

 

Datas: 05 a 28 de março (terça-feira a domingo)

Horário: das 9h às 17h

Local: Galpão das Artes - Rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski (SP)

Entrada gratuita

 

Feira de artesanato 

A tradicional feira de artesanato na esplanada do Museu Casa de Portinari acontece durante todo o mês de março, aos sábados e domingos. Grupos de artesãos locais apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais expostos para o público na maior parte do dia. A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania. 

Datas: 02, 03, 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de março (sábado e domingo)

Horário: das 10h às 16h

Gratuito

 

Ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher 

O museu promove no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, sexta-feira, duas ações muito especiais em celebração a essa data de reflexão sobre as lutas e conquistas de todas as mulheres ao longo da história. 

Logo cedo, a partir das 9h, a equipe presenteia a primeira visitante do dia com o livro “Portinari Poemas”. Ao longo do dia, todas as mulheres visitantes da instituição serão homenageadas. Mais tarde, às 18h, o museu publica em suas redes sociais as fotos das visitantes em um álbum muito especial. 

Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.

 

Museu Casa de Portinari

Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.

É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.


Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Entrada: gratuita

Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).

Informações: (16) 3664-4284

YouTube: /casadeportinari

Instagram: @museucadeportinari

Facebook: /museucasadeportinari


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados