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quarta-feira, 20 de março de 2024

Descrição de vaga mal estruturada pode atrapalhar a atração de pessoas candidatas

 

De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, descrever uma oportunidade de emprego de forma estratégica é fundamental para chamar a atenção dos talentos


Muitas empresas estão perdendo pessoas candidatas por conta de anúncios de vagas mal descritos, fazendo com que a falta de informações seja um motivo para que os talentos desistam de determinadas oportunidades profissionais, impactando diretamente a qualidade das contratações. 

Por essa razão, é de extrema importância que o setor de RH de qualquer empresa saiba como descrever uma vaga de emprego de forma eficiente, clara, estratégica e atrativa. 

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, é por meio da descrição de vaga que um candidato pode ter seu primeiro contato com uma marca empregadora. “O modo como uma companhia se posiciona com o discurso do seu job description reflete diretamente na tomada de decisão dos talentos”, revela.

Se a descrição da vaga não é bem direcionada e faltam informações sobre o que se espera dos profissionais, bons talentos podem sequer realizar uma candidatura. “Assim, se perde pessoas candidatas que realmente teriam aderência para determinada vaga, aumentando os riscos de uma contratação equivocada, maximizando a taxa de turnover e apresentando outros prejuízos decorrentes desse erro”, alerta. 

Para fazer uma descrição de vaga eficiente, é importante entender para quem se quer direcionar o anúncio. Existem alguns tipos de descrição de vagas, como: 

  • Padrão;
  • Concisa;
  • Detalhada;
  • Criativa;
  • Técnica;
  • Executivo;
  • Posições Criativas;
  • Vendas;
  • Tech;
  • Multifuncional;
  • Internacional.

Sabendo o tipo de pessoa candidata necessária, torna-se mais simples decidir o modelo de anúncio que deve ser utilizado.


Estrutura básica de uma descrição de vaga

Alisson acredita que as descrições de vagas devem ser pensadas e elaboradas de forma estratégica. Mas, existe uma fórmula para construí-las de forma mais efetiva. “Isso mostra que é possível ter um modelo para as descrições, mas que deve ser adaptado às estratégias de cada cargo”, relata.

O especialista aponta a seguinte estrutura como uma base para criar anúncios:

  • Elaboração de um título claro e atrativo, abordando a vaga disponível;
  • Resumo sobre a história da empresa;
  • Abordar pontos importantes em relação à cultura organizacional, como valores e objetivos;
  • Citar as principais responsabilidades e tarefas do cargo;
  • Apontar os requisitos e qualificações necessários, sejam habilidades técnicas ou certificações relevantes;
  • Mencionar benefícios e oportunidades de crescimento, como assistência médica, vale-refeição, flexibilidade de horários e plano de carreira. 


Minimizando a chance de erros

Para o CEO da abler, uma descrição de cargo estratégica precisa de atenção e o entendimento profundo de alguns critérios. “Utilizar termos bem direcionados e palavras-chaves facilita o encontro de perfis mais próximos do ideal. Utilizar um termo diferente para um cargo conhecido popularmente por outro nome, por exemplo, pode confundir as pessoas candidatas”, declara.

Quanto mais específica e clara for a descrição, maiores são as chances de encontrar o profissional ideal. “Isso também vale para as habilidades e competências, principalmente as técnicas, como o conhecimento em áreas específicas de tecnologia”, pontua.

De acordo com Alisson, é fundamental dar destaque para os aspectos mais atraentes da vaga. “É preciso mostrar às pessoas candidatas que a empresa é um bom lugar para trabalhar e que esse profissional vai querer fazer parte da organização, demonstrando que a marca tem interesse em longas parcerias e que existem oportunidades de crescimento”, revela.

Cada plataforma tem um tipo de público. Por essa razão, é importante adaptar os anúncios para diferentes canais. “Cada rede social pede uma forma distinta de comunicação, seja um site especializado em vagas de emprego, LinkedIn, Instagram ou Facebook. O RH deve, justamente, saber como interagir em cada uma delas”, alerta.

O especialista acredita que evitar uma linguagem excessivamente técnica é um movimento inteligente. “É preciso contar com um vocabulário mais neutro e conciso, evitando termos muito técnicos mesmo em anúncios direcionados para uma vaga muito específica. Isso irá facilitar o entendimento da descrição e pode aumentar a aquisição de bons talentos”, afirma.

Para o fundador da abler, saber como descrever uma vaga de emprego de forma estratégica é essencial para realizar uma atração mais eficiente. “Dessa forma, fazer uma seleção qualificada será mais fácil, possibilitando que um leque de pessoas candidatas realmente talentosas e com o perfil que se espera para determinada vaga sejam encontradas. É preciso pensar em todo o processo de recrutamento e seleção para montar um team building de alta performance”, finaliza.



Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.


abler
https://abler.com.br


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