O Centro Universitário de Brasília (CEUB) abre as portas da Clínica-Escola de Medicina Veterinária para atendimento à comunidade. O espaço recém-inaugurado, localizado no Campus Asa Norte, atende cães, gatos, animais silvestres e exóticos com a cobrança de taxas populares, enquanto oferece experiências práticas para os estudantes do curso. Interessados podem agendar atendimento por telefone nos horários de funcionamento da clínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com uma equipe de profissionais qualificados, que envolve o corpo docente e técnicos em saúde animal, a Clínica-Escola do CEUB oferece uma ampla gama de serviços, incluindo consultas, vacinas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias e internação. O estabelecimento também abre caminhos para o desenvolvimento de pesquisas na área de medicina veterinária, permitindo que estudantes e professores conduzam estudos e novos projetos.
O responsável pelo empreendimento e também
professor de Medicina Veterinária da instituição, Bruno Alvarenga, destaca o
compromisso universidade em oferecer serviços veterinários de qualidade ao
público sob a supervisão de profissionais experientes. "A Clínica-Escola
representa mais do que um espaço de aprendizado, é uma arena de descobertas e
inovação multidisciplinar, moldando os profissionais do futuro num ambiente que
simula e desafia a realidade clínica", celebra Alvarenga.
Infraestrutura de ponta
O local oferece cinco consultórios especializados, incluindo um exclusivo para felinos e outro para doenças infectocontagiosas, laboratórios de diagnóstico, imagens, salas de emergência, internação e estruturadas para atender uma variedade médica. O espaço dispõe de dois centros cirúrgicos, sendo um deles destinado às aulas práticas e mutirões de castração. “Câmeras permitem o registro das atividades cirúrgicas, bem como a inclusão dos alunos em procedimentos mais elaboradas”, destaca o professor.
A Clínica-Escola também permite simulações de emergência de atendimento clínico com manequins para inserir o aluno em um ambiente muito próximo do real. “Por meio da prática, o estudante desenvolve habilidades psicomotoras, sobretudo para emergências, que enfrentará ao longo da vida profissional. O treinamento engloba o diagnóstico, o tratamento, a elaboração de requisições e a familiarização com as condutas clínicas da chegada do paciente ao seu tratamento e remissão de diversas doenças”, completa.
O coordenador do curso, Carlos Alberto da Cruz Jr.,
explica que o novo espaço do CEUB se posiciona como um centro de pesquisa de
diversas áreas. “A Clínica-Escola também recebe projetos de Engenharia para o
desenvolvimento de softwares veterinários, de próteses e órteses, além de
projetos que integram iniciativas dos cursos de Psicologia, Direito,
Biomedicina e outros ao cenário. Assim, criamos um ambiente colaborativo e de
trabalho multidisciplinar”.
Clínica Escola de Medicina
Veterinária
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Agendamentos por telefone: (61) 3966-1400 ou (61)
3966-1401
Nenhum comentário:
Postar um comentário