Entenda os requisitos básicos e os alertas pontos de atenção para franquear a empresa, com dicas e orientações do Sebrae
Quando um pequeno negócio começa a fazer sucesso
com os clientes, é comum que o proprietário pense em abrir uma franquia da
empresa e se tornar um franqueador. Nessa hora, muitas dúvidas podem surgir,
pois a criação de uma franquia demanda uma avaliação criteriosa do negócio,
tornando-se um processo extenso e robusto e que demanda preparo.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
indicam que o Brasil é o quinto país em quantidade de redes de franquia no
mundo. Em 2022, esse mercado registrou crescimento de 14,3%, movimentando mais
de R$ 211 bilhões. Com cerca de 1,5 milhão de trabalhadores diretos, o
Franchising contou ainda com a expansão de 7,8% em suas unidades, totalizando
189 mil pontos de venda de franquias distribuídos por todo o país, ligados a
mais de 3 mil redes em operação.
A gerente-adjunta de analista da Unidade de
Competividade do Sebrae, Karen Sitta, explica que abrir se tornar uma franquia
é uma opção para aquela empresa que deseja expandir o seu empreendimento, já
possui um modelo consolidado, com potencial de crescimento e está pronto para
escalar. Segundo ela, quem normalmente quer antes de iniciar o processo de
formatação da franquia, o potencial se tornar um franqueador deve avaliar se o
seu negócio é franqueável, tem um negócio testado, bem-sucedido , tem um com um
diferencial competitivo, além de estar decidido a expandir a sua marca para uso
de unidades franqueadas.
“O desafio de se tornar um franqueador é muito
maior do que de se tornar um franqueado, que vai adquirir o direito de uso de
uma marca já estabelecida. A formatação de uma franquia deve ser realizada com
atenção e preparo, sendo recomendada orientação e acompanhamento de
especialistas ”, alerta.
Karen Sitta acrescenta que o empresário ou
empresária ao decidir franquear deve precisa, primeiramente, conhecer os
princípios básicos do sistema de Franchising, saber o que é uma franquia, quais
são os atores envolvidos neste processo de formatação, conhecer a
legislação, tipos de franquias existentes, vantagens, desvantagens e
principalmente como manter um bom relacionamento com sua rede de franqueados,
tendo em vista que a atuação será em rede.
“Recomenda-se ainda que esse empreendedor analise o
seu perfil como empresário, se sabe lidar e dividir responsabilidades, pois seu
papel como franqueador inclui relacionamento com os franqueados e verifique se
o seu negócio atende alguns requisitos básicos como a necessidade de ter
capital para investimento, ter o registro da marca, possuir um modelo de
negócio testado, ter controle administrativo -financeiro, saber liderar e
dividir responsabilidades, Também precisa analisar se o negócio atende a
alguns requisitos básicos, como ter capital para investimento”, pontua.
Franquia de pipoca gourmet
ganha mercado dentro e fora do país
Com um espírito empreendedor nato, a empresária
Elaine Moura, de Goiânia (GO), é proprietária da PopCorn Gourmet, que nasceu
como um quiosque em um shopping da cidade e hoje conta com mais de 50 pontos de
venda no Brasil, Estados Unidos e Portugal.
A ideia da pipoca gourmet surgiu quando ela era
chef e dona de um buffet, função que desempenhou por quase 20 anos. Depois de
sucessivos testes que comprovaram a boa aceitação do público, ela resolveu se
dedicar apenas ao novo negócio.
Com o crescimento das vendas e um modelo de negócio
bem estruturado, ela entendeu que poderia dar um passo maior e expandiu a
empresa por meio de franquias. Elaine conta que percebeu uma demanda do
mercado, pois recebia muitos pedidos para que a PopCorn Gourmet operasse em
outras localidades.
“Eu mesma testei o meu negócio. Eu validei os
números para depois para depois transformá-lo em franquia. A partir de uma
lista grande de interessados, eu escolhi os 10 melhores para serem meus
franqueados. A primeira franquia abriu em Ribeirão Preto (SP)”, relembra.
Atualmente, a PopCorn Gourmet continua com pontos
em shoppings, com as cafeterias temáticas que harmonizam a bebida com pipocas,
mas também tem os quiosques que vendem outros produtos, como milkshakes
diferenciados. Além disso, a empresa também atua no varejo com produtos
envazados que são comercializados em supermercados.
Para facilitar o entendimento desse processo de franquear o seu tornar-se um pequeno negócio em franquia, a especialista analista do Sebrae Nacional, Karen Sitta, elaborou algumas orientações. Veja abaixo:
- O primeiro passo é fazer uma análise de franqueabilidade, que é um diagnóstico para avaliar se o seu negócio é franqueável, com a verificação dos aspectos estruturais da empresa e análise do quanto o seu modelo de negócio é replicável.
- Registre a sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), medida imprescindível para a existência de uma franquia e que garante confiabilidade do seu negócio para atrair interessados.
- Conheça a legislação que rege o sistema de franquias. A nova lei de franquias – 13.966/2019 – determina, por exemplo, que para se tornar uma franquia é preciso que o negócio tenha no mínimo um ano de operação.
- Tenha um plano de negócio bem estruturado a partir da análise de viabilidade já realizada. É nessa fase que o empresário vai analisar o mercado, em qual estágio está a empresa com vistas ao crescimento. Recomenda-se que haja um suporte de um especialista ou consultor.
- Organize bem o seu investimento financeiro. É preciso ter, no mínimo, um capital para investimento para se tornar um franqueador, porque não dá para esperar que o recurso financeiro saia da sua franquia.
- Busque o apoio de um especialista jurídico para te ajudar na criação de contratos, da Circular de Oferta de Franquias (COF), o pré-contrato, entre outros documentos. Também é preciso construir os manuais da franquia, que orienta o franqueado a como utilizar a marca.
- Saiba
selecionar o seu franqueado, observando o perfil mais adequado para fazer
uso da sua marca e fazer parte da sua rede de franquias.
Capacitação Orientação
gratuita
O Sebrae e Associação Brasileira de Franchising
(ABF) se uniram para fortalecer os pequenos negócios com potencial para atuar
no sistema de franchising, seja como franqueador ou fraqueado ou potencial
franqueador e potencial franqueado. Para isso, foi criada uma página exclusiva
com informações, orientações e cursos gratuitos sobre o assunto. Clique aqui.
“Em parceria com a ABF, os
empreendedores com interesse em se tornarem franqueadores serão são orientados
a como melhorar a sua gestão, impulsionar os seus negócios e ampliar mercados”,
explica Karen Sitta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário