Apesar
de serem estratégias de comunicação, a mídia paga e a espontânea contam com
diversas diferenças
Investir em
comunicação para uma empresa pode se tornar um momento que gere algumas
dúvidas, principalmente se a estratégia utilizada será em mídia espontânea ou
mídia paga. Porém mesmo com suas diferenças, nenhuma delas se anulam, ambas
poderão ser utilizadas para alcançar o público-alvo, autoridade e,
consequentemente, aumento das vendas.
A diferença entre
as duas, na teoria, pode ser simples, pelo fato de uma ser mídia conquistada de
forma natural, ou seja, a marca não paga pela divulgação. Já a outra é um
espaço pago e totalmente programado. Porém, as estratégias utilizadas vão bem
além dessas distinções citadas.
Segundo a diretora
de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de
comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da
mídia – Renata Brito, a comunicação paga pode ser feita através de anúncios nos
veículos de comunicação ou campanhas de marketing digital. “Já a comunicação
espontânea é conquistada através de uma longa relação com os jornalistas e com
um assunto que seja atraente para aquele veículo.”
Comunicação
espontânea
Para conquistar um
espaço espontâneo na mídia, é fundamental ter o apoio de uma assessoria de
imprensa, pois ela irá criar uma relação entre os veículos de imprensa e
indicar materiais relevantes sobre a marca.
“Os jornais tratam
de diversos assuntos, em várias editorias, com ganchos que podem estar
relacionados aos negócios. Dessa maneira, é importante visualizar se a sua
empresa conta com alguma pauta que ofereça a informação que o seu público
procura, para que seja produzida uma matéria relevante para ele”, comenta
Renata.
Ao falar da sua
marca, é possível destacar que ela conta com um investimento inicial baixo,
lucro alto e retorno rápido. Além disso, é possível destacar alguns cases de
sucesso, mostrando que é possível crescer com a sua empresa e se tornar um
grande empreendedor.
“Se o assunto for
relevante para os leitores e telespectadores, com certeza ele também será visto
da mesma forma pelos canais de comunicação. Mas para chegar dessa forma aos
jornalistas é necessário traçar uma estratégia com a assessoria de imprensa
para que ela produza materiais assertivos e indique para os profissionais mais
adequados abordar sobre o respectivo tema”, salienta Brito.
Vantagens
da mídia espontânea
Conquistar espaço
na mídia espontaneamente tem várias vantagens, sendo as principais o aumento da
visibilidade do seu negócio e o ganho de credibilidade para o porta-voz da
marca.
“Além disso,
outros benefícios como divulgar informações de interesse do público, o ótimo
custo-benefício, pois você não irá pagar pela matéria e o aumento da confiança
dos consumidores, porque o que é transmitido na imprensa costuma ganhar mais
força, também estão presentes quando se trata de comunicação espontânea”,
reforça a diretora de comunicação.
Comunicação
paga
Já a mídia paga,
como o próprio nome diz, é aquela onde é necessário que o empresário invista recurso
financeiro para aparecer. Antigamente, essa divulgação era realizada apenas na
comunicação offline, que são os jornais, televisão e rádio. Mas, atualmente,
com o poder do online é onde a maioria foca as suas estratégias para alavancar
suas vendas.
“Na mídia offline,
aquela campanha publicitária será compartilhada com todos, já no meio online é
possível criar uma campanha específica para o seu público-alvo. Ou seja, se a
pessoa pesquisar por um produto, ela poderá receber anúncios de outras lojas com
o item semelhante de sua pesquisa”, explica Renata.
Quando o
consumidor clica na propaganda é direcionado automaticamente para a página de
vendas ou até mesmo para uma ação especial que foi criada durante a estratégia
de marketing.
“Quanto mais
pessoas clicam no link, mais vantajoso é, pois poderá ter um número maior de
vendas convertido, mas também será mais custoso para o empreendedor. Dessa
maneira, o recurso que será feito deve ser muito bem analisado e alocado no
material certo, para obter melhores resultados”, detalha Brito.
Recursos
da mídia paga
Um dos recursos
que chama a atenção na mídia paga é o fato de os anúncios poderem ser exibidos
para aquelas pessoas que já estão em um momento de compra, podendo fazer com
que ela fique atraída pelo seu produto.
“Além disso, é uma
estratégia onde é possível utilizar diversos formatos diferentes, como social
ads, remarketing, sites de buscas, banners e até mesmo ações com
influenciadores do setor”, finaliza Renata.
Fatos&Ideias Comunicação
www.fatoseideias.com.br
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