Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Socorrista Mental é uma necessidade imediata que já não se pode abrir mão

Uma empresa que não se preocupa com a saúde mental dos seus colaboradores corre diversos riscos, que podem impactar tanto o bem-estar dos funcionários quanto o desempenho e sucesso do negócio. Alguns dos principais riscos incluem:

Queda na produtividade: Colaboradores que enfrentam problemas de saúde mental podem apresentar uma redução significativa na produtividade, resultando em menor eficiência e qualidade de trabalho.

Aumento do absenteísmo: A falta de suporte à saúde mental pode levar a um aumento nos índices de absenteísmo, com os funcionários tirando mais licenças médicas ou faltando ao trabalho devido a problemas emocionais.

Aumento do presenteísmo: O presenteísmo ocorre quando os funcionários estão presentes no trabalho, mas não conseguem se engajar ou performar adequadamente devido a questões emocionais. Isso pode resultar em baixo rendimento, erros e falta de motivação.

Clima organizacional negativo: A falta de preocupação com a saúde mental dos colaboradores pode gerar um clima organizacional negativo, com altos níveis de estresse, conflitos interpessoais e insatisfação geral.

Rotatividade de funcionários: A falta de apoio à saúde mental pode levar a um aumento na rotatividade de funcionários, com profissionais buscando oportunidades em empresas que ofereçam um ambiente mais saudável e acolhedor.

Danos à reputação da empresa: Empresas que são conhecidas por não valorizarem a saúde mental dos colaboradores podem sofrer danos à sua reputação, afetando a sua capacidade de atrair e reter talentos qualificados.

Impacto financeiro: Os custos associados à falta de cuidado com a saúde mental dos colaboradores podem ser significativos, incluindo despesas com absenteísmo, treinamento e integração de novos funcionários, redução da eficiência operacional e possíveis ações legais.

Diante deste cenário, é cada vez mais comum as empresas e o mercado buscarem soluções no profissional Socorrista Mental, que se tornou importante para as empresas atualmente por diversos motivos, os quais enumeramos abaixo:

Saúde Mental dos Funcionários: O socorrista mental desempenha um papel fundamental no apoio à saúde mental dos funcionários. Ele é treinado para identificar e ajudar os colaboradores a lidarem com os problemas emocionais, estresse, ansiedade e outros desafios mentais que os funcionários possam enfrentar. Ao oferecer suporte adequado, o socorrista mental ajuda a promover um ambiente de trabalho saudável e a melhorar o bem-estar dos colaboradores, inclusive na formação de uma rede de apoio e acolhimento ao colaborador.

Prevenção de Crises: O socorrista mental é capacitado para reconhecer sinais precoces de problemas mentais e intervir antes que eles se tornem crises. Isso pode incluir a oferta de suporte emocional, encaminhamento para serviços especializados ou a implementação de estratégias de gerenciamento do estresse no ambiente de trabalho. Ao agir de forma preventiva, o socorrista mental contribui para a redução de afastamentos por motivos de saúde mental e a manutenção da produtividade e do engajamento dos funcionários.

Apoio em Momentos de Dificuldade: As empresas podem enfrentar situações desafiadoras que afetam o bem-estar emocional dos colaboradores, como reestruturações, demissões em massa ou crises internas. Nesses momentos, o socorrista mental desempenha um papel essencial no suporte emocional dos funcionários, oferecendo orientação, aconselhamento e estratégias para lidar com as dificuldades. Isso fortalece o apoio da empresa aos colaboradores, promovendo o senso de pertencimento e colaboração.

Promoção de um Ambiente de Trabalho Saudável: Ao disponibilizar um profissional especializado em saúde mental, as empresas demonstram seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores. Isso cria um ambiente de trabalho mais inclusivo, onde os funcionários se sentem valorizados e apoiados. O socorrista mental contribui para a construção de uma cultura organizacional que valoriza a saúde mental e encoraja a busca de ajuda quando necessário.

Melhoria do Desempenho: Um ambiente de trabalho saudável, com suporte adequado à saúde mental, tem impacto direto no desempenho dos colaboradores. Funcionários que se sentem apoiados emocionalmente tendem a ser mais engajados, motivados e produtivos. O socorrista mental pode oferecer ferramentas e estratégias para ajudar os funcionários a lidarem com o estresse, aprimorarem suas habilidades de gerenciamento emocional e a encontrarem um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Nesse contexto, as empresas que tenham como prioridade a formação de brigadistas mentais para trabalharem em seus ambientes laborais podem contratar empresas especializadas em formação de brigadistas mentais ou socorristas mentais e desenvolverem programas e políticas que promovam a saúde mental dos colaboradores e que implementem:

Sensibilização e Treinamento: Promova a conscientização sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e ofereça treinamentos específicos para os colaboradores sobre temas como gerenciamento do estresse, resiliência emocional, autocuidado e apoio mútuo. Esses treinamentos podem ser ministrados por profissionais especializados em saúde mental ou consultorias especializadas.

Políticas de Saúde Mental: Desenvolva políticas internas que incentivem a busca de ajuda e promovam a saúde mental no ambiente de trabalho. Isso pode incluir a disponibilização de recursos de apoio, como linhas telefônicas de suporte emocional, programas de aconselhamento ou parcerias com clínicas ou psicólogos para oferecer serviços especializados.

Programas de Bem-Estar: Implemente programas de bem-estar abrangentes que incluam atividades físicas, programas de alimentação saudável, práticas de mindfulness, sessões de relaxamento ou outras estratégias que promovam o autocuidado e o equilíbrio emocional.

Líderes como Apoiadores: Capacite os líderes e gestores para que sejam apoiadores ativos da saúde mental no ambiente de trabalho. Eles podem receber treinamentos específicos sobre como reconhecer sinais de estresse ou problemas emocionais nos colaboradores e como oferecer suporte adequado e encaminhar para recursos profissionais quando necessário.

Cultura Organizacional de Apoio: Crie uma cultura organizacional que valorize a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. Promova a abertura para discussões sobre emoções, estresse e desafios pessoais, criando espaços seguros para que os funcionários compartilhem suas dificuldades e se sintam apoiados pela equipe e pela empresa como um todo.

Por fim, o socorrista mental é um profissional não necessariamente médico ou psicólogo, mas que adquire habilidades através de treinamento para desempenhar um papel fundamental no suporte à saúde mental dos funcionários, na prevenção de crises, na promoção de um ambiente de trabalho saudável e no aprimoramento do desempenho geral da equipe. Com o aumento da conscientização sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a presença desse profissional é cada vez mais valorizada pelas empresas.

 

Renato Lisboa - neuropsicanalista, coordenador do curso de formação e especialização em Socorrista Mental, autor do best-seller “3 Segundos: Escolhas que transformam a vida”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados