Executivo da FCamara aponta quais estratégias implementar, tanto do ponto de vista da experiência do consumidor quanto de negócio
Datas comemorativas são os momentos ideais para as empresas mostrarem seu potencial, seja atraindo novos consumidores ou alavancando as vendas. O Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho, é uma das datas que mais agitam o varejo – em 2022, por exemplo, movimentou mais de R$ 6,5 bilhões, de acordo com relatório da All In em parceria com ClearSale e Neotrust. Isso só prova a força da data e a importância de ficar atento para tirar o melhor proveito para seus negócios.
“Não é de hoje que as datas comemorativas se tornaram momentos chave para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar consumidores. Com a gama de opções de novas tecnologias e recursos, os lojistas devem se antecipar, se preparar e organizar o negócio, tanto do ponto de vista estratégico quanto da experiência do consumidor”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação.
Com isso, o executivo aponta quatro sugestões para os varejistas aplicarem nos e-commerces a fim de incrementar as vendas no Dia dos Namorados. Confira:
1- Considere oferecer frete grátis e cupons de desconto
Segundo pesquisa
da Opinion Box, empresa de dados e análises, 64% dos consumidores afirmaram que
as vantagens no frete são fatores essenciais para convencê-los a fechar o
pedido, além dos 76% que disseram que a oferta de bons preços e promoções
seriam suficientes. Nesse sentido, é fundamental avaliar a implementação de
cupons de desconto e até mesmo frete grátis para atrair a atenção dos clientes
e conquistar sua escolha.
2-
Adapte seu e-commerce para o mobile
Pode parecer
óbvio, mas muitos comércios eletrônicos ainda não atualizaram suas plataformas
para o modelo mobile. E os dados mostram a importância de se atentar a isso:
95% das compras online registradas no Dia dos Namorados do ano passado foram
feitas por meio de smartphones, segundo a Criteo, empresa de publicidade. Tal
atualização é importante porque garante que a experiência do usuário, ao
navegar pela plataforma a partir de um dispositivo móvel, seja fluida e
intuitiva, facilitando sua jornada e fidelizando-o para compras futuras.
3-
Reforce o omnichannel
Ainda que as
compras via celular sejam altas, é preciso também que os negócios se adaptem ao
omnichannel,
trabalhando diversos canais de forma simultânea. O consumidor explora várias
opções antes de decidir realizar a compra, avaliando a escolha mais
conveniente, então torna-se primordial ter uma presença tanto no físico, quanto
no digital. Isso promove ao cliente um fácil acesso a sua marca, deixando em
suas mãos a escolha de onde, como e quando comprar.
4 - Faça uma análise estratégica do seu negócio
Mais do que incrementar pequenos detalhes, é necessário se antecipar para o volume de vendas das datas comemorativas e ter uma visão estratégica e 360º do seu comércio digital, avaliando onde estão as principais dificuldades das operações e aperfeiçoando a experiência do consumidor da nova geração.
Para auxiliar nesse processo, o Full Digital Commerce, solução da FCamara, ajuda os e-commerces em três etapas: Estratégia, com um time voltado a identificar os desafios, oportunidades e objetivos do negócio; na Implementação e operação, isto é, na migração da plataforma, integração com outros canais, plataformas de cloud, entre outros; e por fim, no Growth, que é a parte analítica, com os resultados e dados estratégicos que ajudarão a evolução da loja.
“Com o Full
Digital Commerce, FCamara se torna o parceiro ideal, pois a solução atende toda
a jornada de comércio digital, independente do segmento. Por meio dela, é
possível entender as dores e desafios dos negócios e de seus consumidores para
oferecer soluções customizadas, resultando em experiências personalizadas e que
geram resultados concretos para os lojistas. Ter essa análise 360º para se
preparar para as datas comemorativas coloca o comércio eletrônico em vantagem
para garantir a melhor jornada ao cliente”, finaliza Vieira.
FCamara
www.fcamara.com
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