Executiva
de fintech de crédito pessoal elenca os
principais benefícios dessa tecnologia, que é segura e regulamentada pelo Banco
Central
Muito se fala,
atualmente, sobre o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, que nada mais é
do que um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento de
dados e serviços de clientes entre instituições financeiras. A integração dos
sistemas é totalmente regulamentada pelo Banco Central do Brasil; sendo assim,
os usuários podem contar com este canal seguro e prático para compartilhar
facilmente suas informações bancárias com outras empresas.
O Open Banking já
é realidade para os brasileiros, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente
do que se trata. A iniciativa está de acordo com a evolução da tecnologia
digital no Sistema Financeiro Nacional, incentivando a competitividade entre os
bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs de crédito.
Com as informações
compartilhadas, novos produtos podem ser criados e oferecidos de acordo com a
necessidade real dos clientes, aumentando a oferta, obrigando as empresas a
reduzir os preços e melhorar a qualidade de seus serviços, beneficiando diretamente
o consumidor final.
“Quando estamos
falando de dados pessoais e financeiros, que são informações importantes e
valiosas, é natural que a gente se sinta ameaçado e surjam dúvidas e medos.
Afinal, ninguém quer ter sua privacidade invadida”, declara Thaíne Clemente,
executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech
de crédito pessoal.
Pensando nisso, a
especialista elencou os principais benefícios do Open Banking para os usuários:
Aumento
do número de produtos do seu interesse, sob medida
A possibilidade de
customização oferecida pelo Open Banking abre opções infinitas quando se trata
de serviços financeiros, uma vez que as instituições são capazes de coletar
informações sobre os clientes. Isso não apenas abre um leque de oportunidades,
como também colabora com a oferta de produtos e serviços extremamente
personalizados, focados na real necessidade do usuário.
"O acesso a
mais fontes de dados do consumidor permite que as experiências oferecidas se
adequem a suas necessidades específicas. Ou seja, quando as pessoas
disponibilizam o acesso à informação, as instituições passam a ter a
possibilidade de oferecer serviços que vão ao encontro daquilo que o cliente
precisa. Ele passa a receber propostas mais interessantes e certeiras”, declara
Thaíne.
Mais
escolhas para os clientes
Anteriormente,
existiam diversas restrições que impediam a abertura de empresas menores para
competir com os grandes bancos e instituições, como informações e suporte. Com
o surgimento do Open Banking, mais startups e empreendedores terão acesso a
dados de seus usuários e poderão oferecer melhores serviços, aumentando a
concorrência do mercado de forma saudável, sem serem limitados pela
infraestrutura financeira tradicional.
"Uma
variedade cada vez maior de novos serviços e produtos passa a ser possível com
os regulamentos bancários abertos do Open Banking. E, toda vez que aumenta a
oferta de um serviço ou produto, as empresas que já estão estabelecidas
precisam se adaptar e melhorar a sua própria oferta. Quem sai ganhando é o
cliente", explica Thaíne.
Compartilhamento
seguro de dados, sem exposição indesejada
Um dos maiores
receios dos usuários é a exposição indiscriminada de suas informações. No caso
do Open Banking, este risco é minimizado devido à Lei Geral de Proteção de
Dados Pessoais (LGPD) e todo o processo é fiscalizado pelo Banco Central do
Brasil.
Sendo assim,
apenas as instituições que forem selecionadas pelo usuário receberão seus dados
compartilhados, o que faz com que o consumidor tenha total controle e autonomia
sobre como seus dados financeiros serão usados e quem poderá acessá-los.
Crédito
facilitado
Com o Open
Banking, os clientes passam a ter acesso a crédito com mais agilidade e menos
burocracia, o que também garante segurança para quem oferece crédito no
mercado. Os processos se tornam mais simples e os consumidores podem acessar
linhas de crédito realmente compatíveis com seu perfil.
"Uma vez que
as empresas facilitadoras de crédito podem acessar seus dados e conferir o
histórico financeiro diretamente com outras instituições do mercado, isso ajuda
muito na hora da contratação", explica Thaíne.
Solução
completa em único lugar
Provavelmente, uma
das principais vantagens cotidianas do Open Banking para o cliente é a possibilidade
de ter acesso a todos os seus serviços financeiros em um único local, graças
aos aplicativos móveis e serviços digitais.
"Agora, os
clientes podem se conectar a todas as suas contas bancárias e sistemas de
pagamento através de uma única plataforma, o que não apenas economiza tempo,
como dá muito mais controle pessoal sobre suas finanças" finaliza a
especialista.
Simplic
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