Humanização dos
animais de estimação aqueceu o mercado e o Brasil é o 3º do ranking mundial.
Sebrae dá dicas para ajudar interessados em empreender nesse ramo
Os animais de estimação sempre fizeram parte das
famílias brasileiras, mas nos últimos anos os tutores estão cada vez mais
atentos aos cuidados e tratamentos para melhorar e prolongar a vida dos fiéis
companheiros. Essa tendência é uma boa notícia para os empreendedores com
interesse em investir nesse setor. Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de
lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios,
em 2022. Uma das respostas para esse sucesso é que o Brasil é o 3º do ranking
mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a ABINPET.
“Esse segmento é muito procurado porque é fácil,
não precisa de grande instalações para quem trata de alimentos, acessórios,
roupas e brinquedos. O aumento de negócios voltados para animais de estimação
cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de
pets nos lares. A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de
87%”, explica Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae,
ao lembrar que a instituição pode ajudar nos primeiros passos para a abertura
de um negócio.
Esse já era um mercado que crescia a percentuais
acentuados e a pandemia de Covid-19 turbinou esse aquecimento: as adoções de
pet aumentaram 300%. As famílias com filhos queriam um bicho para entreter os
filhos confinados e os moradores solitários procuravam um animal para fazer companhia.
Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil
empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos
e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento,
embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.
Câmeras de monitoramento para vigiar e até
conversar com os pets, alimentadores automáticos controlados por aplicativos,
brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e
os cuidados com a nutrição são algumas das apostas do segmento. Que tal
investir nesse mercado que só cresce no Brasil? O Sebrae preparou dicas para
ajudar os empreendedores que buscam empreender no setor de pets.
- Fique
de olho nos custos: é importante montar um quadro de custos com as
despesas variáveis, fixas e comerciais. Elas incluem o valor do aluguel,
salário de funcionários, despesas de material de escritório, produtos para
revenda, impostos e taxas cobradas pelos meios de pagamento.
- Tenha
um diferencial: para se destacar, a recomendação é ofertar produtos e
serviços variados, além de opções que ofereçam comodidade aos clientes,
como o e-commerce.
- Invista
em qualidade: além de oferecer serviços diferentes, é importante prezar
pela qualidade, oferecer serviços e produtos quem proporcionem o bem-estar
dos animais.
- Fidelização
da clientela: para que os clientes voltem sempre ao pet shop ou qualquer
negócio voltado para animais, o empreendedor pode oferecer descontos,
planos mensais e de fidelidade.
- Divulgação
do negócio: para atrair clientes, é preciso investir em divulgação nas
redes sociais e realizar parcerias com clinicas veterinárias e empresas do
segmento.
- Estar
atento às exigências legais, normas e decretos: no caso dos pet shops, é
necessário seguir algumas normas obrigatórias, como obter um alvará de
licença da Vigilância Sanitária.
Além disso, o Sebrae dispõe de centenas de cursos, mentorias,
consultorias, vídeos e publicações voltados para diferentes atividades para
quem deseja abrir um negócio no segmento de lojas de animais e pet shops. Para
saber mais, clique aqui.
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