Assim como acontece no mundo da moda e da decoração, existem tendências de comportamento que influenciam o mercado de flores e plantas. São espécies e modos de utilizá-las que traduzem o espírito do tempo em que vivemos. Ter flores e plantas em casa deixa a rotina mais leve e traz benefícios à saúde. Além disso, transformou-se num comportamento que veio para ficar.
De acordo com a Pantone, os tons de 2023 serão
inspirados no vermelho clássico. O destaque do ano, no entanto, será a cor Viva
Magenta. Segundo o estudo, essa tonalidade transmite uma visão vibrante,
alegre, corajosa e bastante expressiva do mundo. O objetivo é que possa ser
reflexo daquilo que acontece na sociedade. A cor, no dia a dia, pode simbolizar
ainda muitas coisas, como a força e o otimismo. Então, nada mais coerente que o
vermelho para ser representado em flores. É o caso das rosas, tulipas, antúrios
e helicônias.
Para 2023, o Conselho das Flores da Holanda, maior
autoridade no assunto em escala global, aponta as trend collections
em um relatório que traz flores, plantas, cores, texturas e moods
que estarão em alta.
O grupo europeu traz estudos baseados nas análises
dos mais variados segmentos fashionistas, apontando quatro tendências que vão
ditar a atmosfera deste ano: folclore vintage, ode à natureza, espaços em
camadas e coleções de memórias. Veja como utilizar cada uma dentro de sua casa
ou em ocasiões especiais:
1 - Folclore vintage
Inspirado nos anos 1970, esse conceito valoriza a
diversidade e a harmonia entre diferentes estilos. Os arranjos propõem uma
mistura de flores coloridas, puxadas pelo tom avermelhado do ano, com toques de
plantas secas, numa combinação alegre e selvagem. Crisântemo, Delphinium,
kalanchoe e tulipa estão entre as variedades que se destacam nessa tendência.
Azaleia, cróton, ceropegia, prímula e Sedum também compõem a lista de plantas
que combinam com esse estilo.
2 - Ode à natureza
Em tempos que pedem urgência na preservação da natureza,
esse conceito busca valorizar a sustentabilidade. A consciência ecológica e a
percepção do efeito benéfico dos elementos naturais sobre o bem-estar orientam
a tendência. É como se a natureza tomasse posse da casa por meio de materiais
orgânicos e reciclados, desenhos irregulares que fazem referências a troncos
retorcidos e formações rochosas, além de tons inspirados em plantas e minerais,
como o verde e o marrom. A proposta é fazer uso massivo da vegetação e criar
uma verdadeira “urban jungle”, com flores e folhagens em tons de branco,
amarelo, rosa e lilás, como alocasia, dracena e lírio.
3 - Espaços em camadas
Em uma sociedade que vive em apartamentos cada vez
mais compactos e funcionais, a verticalização da natureza é uma alternativa
eficiente para trazer a beleza das plantas e seus benefícios para dentro de
casa. Nesse contexto, o conceito de espaços em camadas sugere a sobreposição de
materiais como forma de expandir visualmente os ambientes e torná-los mais
aconchegantes. No uso de cores, a ideia é adotar os contrastes de claro e
escuro, quente e frio e vibrante e esmaecido para passar a sensação de uma área
maior, bem como a utilização de plantas de diferentes alturas. A trend
aposta ainda em plantas fáceis de cuidar e movimentar, como suculentas e
antúrios.
4 - Coleções de memórias
A tendência expressa a sensação aconchegante de
voltar para casa. Com elementos nostálgicos, cores leves e a combinação de
várias espécies, os arranjos assumem visual delicado e poético. Cravo, dália e
bromélia estão entre as flores indicadas para alcançar esse resultado, enquanto
fícus e samambaia são opções de folhas verdes afinadas com o desejo de evocar
boas lembranças, como a casa da avó, que certamente tinha uma dessas espécies.
Nesse conceito, o vaso ganha importância para reforçar o aspecto harmonioso do
conjunto, com peças de cerâmica, porcelana e zinco, trazendo memórias afetivas
para seu projeto ou até para um momento especial.
Clóvis Souza - fundador da
Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 65% de market
share no Brasil, com mais de 600 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com.br.
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