População felina cresce 50% mais que de cães no país. Como reflexo, 67% dos produtos lançados, desde 2020, pela Special Dog Company são voltados para esse público
Há alguns anos, o mercado pet tem percebido um aumento significativo no número de gatos nas residências brasileiras. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil quantidade de felinos tem crescido 50% mais do que a de cães. Em 2019, o aumento de gatos nas casas foi de 3,4% e, em 2020, de 3,6%. No fechamento de 2021, o crescimento foi ainda mais expressivo – 5,9%. Uma possível explicação para esse fenômeno é a verticalização das cidades, afinal o cuidado com os gatos, principalmente em apartamentos pequenos, é mais “simples” se comparado aos cachorros. Seja qual for o motivo, a realidade é que as empresas do setor, principalmente de petfood, precisam estar atentas a essa “invasão” felina no Brasil.
Isso
porque, junto com o crescimento da população de gatos, vem a busca dos tutores
por mais informações sobre quais tipos de produtos são os mais adequados para
que a qualidade de vida dos felinos seja a melhor possível. Um exemplo disso
pode ser visto no último levantamento da Special Dog Company,
que mostrou que, desde 2020, 67% dos novos produtos lançados pela companhia
foram direcionados aos gatos. A empresa hoje figura entre as três maiores
indústrias de petfood do Brasil, e as vendas refletem o cenário atual do
país.
“Um dos
lançamentos foi a linha Special Cat Ultralife, da categoria Premium Especial,
que possui alimentos secos e úmidos completos, com diversos benefícios e
funcionalidades para uma maior qualidade de vida dos felinos. Com pouco mais de
um ano desde o lançamento, ela já está entre as quatro principais marcas
Premium Especial para gatos no país”, conta Mateus
Arrobas Martins Homse, Analista de Gestão de Produtos da Special Dog Company.
O sucesso da linha Special Cat Ultralife pode ser explicado, dentre outros fatores, pelo aumento na procura por alimentos úmidos, bem comuns nos Estados Unidos e Europa, onde os alimentos em sachê ou patê para gatos eram, até pouco tempo, pouco difundidos ou até incompreendidos no Brasil. Hoje, com esse novo perfil de tutores, o hábito de consumir alimentos úmidos tem crescido ano após ano.
Homse
explica que alguns fatores são determinantes para esse contexto. São eles:
- Humanização dos pets – tutores enxergam pets como filhos e buscam frequentemente alternativas para agradar seus paladares;
- Efeito
pós pandemia – as pessoas passaram mais tempo em casa, o que influenciou
no perfil de consumo e em uma “maior atenção” com os pets, aumentando
assim a compra de alimentos úmidos e petiscos;
- Variação
de cardápio –
os alimentos úmidos são uma excelente opção para as pessoas que querem “variar
o cardápio” dos pets, sem perder em qualidade nutricional;
- Benefícios a saúde – além de extremamente palatáveis, os alimentos úmidos podem trazer diversos benefícios a saúde dos pets. No caso dos gatos, a maior ingestão liquida é um bom exemplo.
“Contamos com 32 produtos para gatos, destes, 15 são
úmidos (sachês e patês), ou seja, 47% do portfólio, e, assim pretendemos
colocar ainda mais produtos úmidos para gatos no mercado em 2023.
Mais do que apenas atender a demanda do consumidor, temos como objetivo
oferecer aos pets o que há de mais nutritivo, e, sem dúvidas, os alimentos
úmidos se enquadram nessa categoria”, finaliza.
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