Especialista do Hospital IGESP orienta sobre medidas de prevenção contra infecções no ouvido, diarreias e insolação
Época do ano marcada por chuvas e altas temperaturas, o verão é sinônimo de férias, viagens em família e descanso. Porém, para muitos, ele pode se tornar motivo de preocupação, já que os meses de calor registram o aumento de doenças como diarreia, otite e insolação, principalmente em crianças.
De acordo com a pediatra do Hospital IGESP, Patricia Terrivel, é importante que os pais estejam atentos aos cuidados básicos com a higiene dos pequenos, como o consumo de água potável, a ingestão de alimentos bem acondicionados e a lavagem das mãos após brincadeiras ou idas ao banheiro.
“No período do verão e de férias escolares, é inevitável que ocorram mais atividades ao ar livre, como praias e piscinas, o que pode facilitar a contaminação de crianças por diversas vias. É fundamental ter atenção à higiene e à conservação de alimentos para evitar viroses e diarreia nesses momentos”, explica a médica.
O contato com a água pode trazer outro problema aos pequenos: as otites, inflamações no ouvido causadas por fungos e bactérias, provocando infecção geralmente no ouvido externo. “Nesse caso, o ideal é procurar o médico e iniciar o tratamento adequado. Com otites, as crianças podem sofrer com dor no ouvido, secreções e zumbido”, afirma.
Em
relação à exposição excessiva ao sol, a famosa insolação, o uso de protetor
solar deve ser item obrigatório na rotina, assim como a hidratação. “A
insolação causa queimaduras dolorosas, que incomodam bastante e podem fazer com
que as crianças tenham febre, vômito e até diarreia. Como a pele deles é mais
sensível se comparada com a dos adultos, recomendo não apenas o uso de protetor
solar, mas também de acessórios de proteção, como chapéus e bonés, além da
ingestão de água e outros líquidos durante o dia”, finaliza a pediatra do Hospital
IGESP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário