Pesquisar no Blog

sábado, 24 de setembro de 2022

A Testosterona Influência na Queda de Cabelo? Entenda os Motivos e Como Tratar

 A relação entre testosterona e queda de cabelo é complicada. Uma crença popular é que homens carecas têm altos níveis de testosterona, mas isso é realmente verdade?

 

A testosterona é o hormônio que dá aos homens sua masculinidade. Produzido pelos testículos, é responsável por características masculinas como voz profunda, constituição muscular e pelos faciais. A testosterona também estimula a produção de glóbulos vermelhos, melhora o humor, mantém os ossos fortes e ajuda na capacidade de raciocínio. A falta de testosterona, muitas vezes apelidada de low-t, pode causar sintomas não muito favoráveis, inclusive a perda de cabelo. 

A calvície masculina, ou alopecia androgênica, afeta cerca de mais de 50 milhões de homens e 30 milhões de mulheres, conforme o National Institutes of Health (NIH). “A perda de cabelo é devido ao encolhimento dos folículos capilares e ao impacto resultante no ciclo de crescimento. Os novos cabelos tornam-se cada vez mais finos até que não haja mais cabelo e os folículos fiquem adormecidos. Esta perda de cabelo é causada por hormônios e certos genes.” esclarece o especialista em transplante capilar Dr. Álvaro Túlio Fortes. 

Com mais de oito anos de dedicação ao transplante capilar e aprimoramento de técnicas, o Dr. Álvaro explica que a calvície masculina tem uma forma distinta. A linha do cabelo da frente recua, especialmente nas laterais, formando um M. Isso é calvície frontal. A coroa da cabeça, também conhecida como vértice, também fica careca. 

O hormônio por trás da queda de cabelo é a diidrotestosterona (DHT), produzida a partir da testosterona por uma enzima chamada 5-alfa redutase. O DHT é encontrado na pele, folículos pilosos e próstata. As ações desse hormônio e a sensibilidade dos folículos capilares a ele é o que causa a perda de cabelo. 

Vale ressaltar que não é a quantidade de testosterona ou DHT que causa a calvície; é a sensibilidade de seus folículos pilosos. “Essa sensibilidade é determinada pela genética. O gene AR faz o receptor em folículos pilosos que interagem com testosterona e DHT. Se seus receptores são particularmente sensíveis, eles são mais facilmente desencadeados por pequenas quantidades de DHT, e a perda de cabelo ocorre mais facilmente como resultado. Outros genes também podem desempenhar um papel.” destaca o Dr. Álvaro Túlio Fortes. 

Idade, estresse e outros fatores podem influenciar a perda de cabelo. Mas os genes desempenham um papel mais significativo, e os homens com parentes próximos com calvície ou alopecia androgênica têm um risco muito maior de também desenvolver. 

Mulheres também podem sofrer com esse problema?

As mulheres também podem sofrer perda de cabelo devido à alopecia androgenética. Embora tenham níveis muito mais baixos de testosterona do que os homens, há o suficiente para causar perda de cabelo androgenética. 

O especialista Álvaro Túlio Fortes salienta que as mulheres experimentam um padrão diferente de perda de cabelo. O afinamento ocorre na parte superior do couro cabeludo em um padrão de “árvore de Natal”, mas a linha do cabelo da frente não retrocede. A perda de cabelo de padrão feminino também se deve às ações do DHT nos folículos capilares. 

O tratamento para esse problema, não se associa necessariamente apenas visando o controle dos hormônios da testosterona. Uma das maneiras que se mostram mais eficazes é o tratamento de transplante de folículo capilar. “Aqui na nossa Clínica THT HAIR TRANSPLANT oferecemos cirurgias de transplante capilar com seriedade e segurança e inúmeras terapias no recentemente inaugurado THT HAIR SPA, sempre respeitando as necessidades individuais de cada paciente com o objetivo de melhorar a nutrição capilar e estimular a fase adulta do cabelo.” finaliza Dr. Álvaro Túlio Fortes.

 


Dr. Álvaro Túlio Fortes - Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus pacientes dentro do conceito da ética e da arte, durante os últimos anos o Dr. Álvaro vivenciou experiências desenvolvendo a técnica FUE com diversos conceituados cirurgiões ao redor do mundo, participando de rodadas de cirurgias e cursos Hands On (onde o cirurgião pratica a técnica), além de estar presente em Congressos Mundiais. Neste mês de setembro estará em Athenas e em outubro no Congresso Mundial na Cidade do Panamá. Caminhando neste direcionamento, realizou o curso “Experto Universitário em Transplante de Pelo Robotizado” na Universidade Complutensis de Madrid em conjunto com a Clínica Imema do Dr. Eduardo Lopez-Bran, algo que se parece muito com um mestrado na área de Transplante Capilar . Oportunidade em que foram vivenciadas as diversas técnicas de Transplante Capilar FUT, FUE, transplante de barba e sobrancelhas, com este excelente profissional que já se tornou referência na Europa para Transplante Capilar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados