Com o aumento das
viagens, procura por serviços de hospedagem ou petsitter aumentam e locais
petfriendly ganham destaque
A chegada dos últimos meses do ano, com férias e
festas, traz boas expectativas para a retomada das atividades econômicas dos
pequenos negócios no país. Com a previsão de aumento do turismo nesta época,
muitas pessoas querem viajar e precisam deixar seus animais de estimação sob os
cuidados de uma hospedagem especializada ou os serviços de um profissional,
como um petsitter. Há ainda aqueles que vão preferir levar seus bichinhos
consigo na viagem e procurar locais petfriendly, considerada uma tendência no
mercado pet.
Com a pandemia da Covid-19, esse segmento foi um
dos que menos sofreram com os efeitos da crise. De acordo com pesquisa recente
realizada pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, houve um aumento
do número de negócios voltados para o mercado Pet de 39% entre as micro e
pequenas empresas e 46%, entre os microempreendedores individuais.
O gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar
Rissete, explica que o segmento pet além de ter resistido à pandemia, por causa
da maior proximidade dos tutores com seus animais em casa, também tem
aproveitado tendências do mercado petfriendly, que impacta todos os pequenos
negócios. “Existem um movimento recente para que cada vez mais os
estabelecimentos admitam pets e ofereçam um espaço e condições adequados para
recebê-los. Isso inclui hotéis, pousadas, restaurantes, farmácias, ou seja,
qualquer ambiente que vá receber o turista que está acompanhando do seu pet
poderá oferecer esse diferencial”, ressaltou.
Para ajudar os donos de pequenos negócios do
segmento petcare a aproveitar melhor a temporada de final do ano, o
especialista do Sebrae preparou algumas dicas e orientações. Confira
abaixo:
1. Ofereça comodidade para o seu cliente
Diante de um dia a dia cada vez mais corrido, as
pessoas procuram por facilidade e comodidade. Então, se você vai oferecer um
serviço de hospedagem para pets, fique atento neste quesito. Seja para buscar o
animal na casa do cliente, tratá-lo e depois devolvê-lo, seja para oferecer
produtos que possam ajudá-lo no transporte do pet, como uma caixa adequada nos
padrões exigidos pelas companhias aéreas ou até mesmo kits prontos com produtos
para higiene, limpeza, alimentação ou medicação, se for o caso.
2. Demonstre segurança e confiança
Hoje em dia, os animais de estimação já são
considerados membros da família e isso se reflete nos cuidados que os tutores
têm com seus pets. Por isso, saiba que segurança e confiança são essenciais
para o seu cliente. Demonstre que sua hospedagem oferece um local seguro, onde
o pet terá o mesmo cuidado como se estivesse na própria casa, com espaços
condizentes com o porte do animal, além de higiene e limpeza. Aproveite para oferecer
serviços complementares durante a estadia, como banho, tosa e medicamentos
necessários.
3. Ofereça acesso remoto para que o tutor possa ver
o animal pelo celular
Tenha uma comunicação aberta e facilitada para que
o tutor fique tranquilo enquanto viaja por períodos mais longos. O ideal é que
ele receba diariamente informações sobre o bem-estar do animal, seja por
mensagens com fotos ou até mesmo pelo uso de videochamadas pelo celular. Avalie
se é possível investir em um sistema que permita o acesso a imagens do animal
remotamente. Esteja preparado para responder prontamente aos questionamentos do
seu cliente.
4. Disponibilize serviço de cuidados na própria
casa do cliente, se for o caso
Muitas pessoas também preferem deixar o animal em
casa sob a guarda de terceiros, mas ainda sim procuram um serviço de um
profissional especializado para os cuidados mais específicos relacionados à
saúde e higiene do pet. Neste caso, você pode oferecer esse serviço em casa por
meio de visitas periódicas, principalmente se já é um cliente que conhece seus
serviços no petshop, por exemplo.
5. Esteja ativo nas redes sociais e atento à
reputação virtual
Não
importa se você já oferece serviços de hospedagem ou cuidadores em casa, saiba
que a sua reputação na internet, principalmente nas redes sociais, pode
influenciar na hora que o cliente vai escolher ou não a sua empresa. Por isso,
aproveite para divulgar o seu negócio e produza conteúdos que possam atrair o
seu cliente neste final de ano, com dicas e sugestões. Também interaja com seus
clientes, demonstrando que se preocupa com o feedback e que está sempre
procurando melhorar.
Quanto
mais avaliações positivas, mais chances do seu negócio se destacar da
concorrência.
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