Pesquisar no Blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

5 de dezembro: Dia do Médico de Família. Veja os porquês do crescimento dos especialistas nessa área


A medicina de família e comunidade (MFC) é uma especialidade que existe no Brasil há mais de 40 anos e nos últimos anos tem apresentado uma crescente procura e formação. No Dia do Médico de Família, comemorado em 5 de dezembro, a Amparo Saúde traz 4 porquês do crescimento de 171% de especialistas em MFC na última década:

• A MFC é a especialidade responsável por compreender o paciente como um todo: o médico de família investiga fatores externos e internos que possam estar ligados ao adoecimento físico e psíquico, buscando equilibrar o bem estar biopsicossocial. É justamente por esse motivo que a satisfação do paciente com a consulta do MFC tende a ser mais alta, e em consequência, o engajamento maior. Na Amparo Saúde, são mais de 34.455 pacientes em linhas de cuidado, garantindo a coordenação do cuidado com foco no tratamento, prevenção e reabilitação.

• O médico de família é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde, e isso não é lenda! Especialista em Atenção Primária à Saúde, o médico de família tem grandes conhecimentos das doenças em sua forma inicial, sendo capaz de diferenciar e intervir precocemente para evitar o desenvolvimento da doença em seu formato de pior desfecho. Em consequência, a população que está bem sintonizada aos cuidados do médico de família tende a ir menos em prontos-socorros e também apresentam menor taxa de doenças crônicas complicadas. É uma grande aliada do paciente, melhorando o desfecho em saúde,e das operadoras e do sistema público de saúde, por reduzir gastos evitáveis.

• O médico da família gosta de trabalhar em equipe, normalmente chamado time de saúde. Na Amparo Saúde, o time é composto por enfermagem e técnico em enfermagem. Há ainda, apoio da área da psicologia e nutrição. O compartilhamento do conhecimento do paciente, construindo as diversas faces de saúde, aumenta a precisão do cuidado, reduz o tempo necessário para tratamento e garante um melhor desfecho do que o atendimento individualizado.

• O Médico da Família é capaz de dar acesso aos recursos de saúde disponíveis na rede de saúde. Pois esses profissionais buscam melhorar a experiência do paciente. Esses conceitos fazem parte da Atenção Primária e da Amparo Saúde. Para isso, além das consultas presenciais é importante ter atendimento emergencial por teleconsulta 24/7 e atendimento por teleconsulta com especialistas para construir uma saúde melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados