Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Tricologia no verão: Dicas essenciais para cuidar dos fios

Gabriela Silveira e Juliane Minóboli da clínica Slim Santé revelam alguns procedimentos que podem ser feitos para ajudar nos cuidados com as madeixas na época mais quente do ano.


Durante o verão, os fios de cabelo ficam mais expostos a radiação solar, cloro, água do mar e poluição. Por isso alguns cuidados extras com as madeixas precisam ser tomados durante essa época do ano. Para evitar possíveis quedas de cabelo, as especialistas na área de estética e tricologia, Gabriela Silveira e Juliane Minóboli, da clínica Slim Santé localizada em São Paulo, separaram algumas dicas essenciais de procedimentos que podem ser feitos.

Um dos procedimentos mais procurados na clínica de estética nesse último ano foi a tricologia, uma área da dermatologia que estuda os fios de cabelo, couro cabeludo e pelos. Por causa dessa técnica que é possível diagnosticar e designar um tratamento para as complicações que afetam essas estruturas que geram queda e quebra dos fios, além de doenças nessa região. "É uma área que sempre foi muito procurada, principalmente relacionando-a à estética, uma vez que os cabelos estão intimamente ligados com a aparência e compõem a ‘beleza’ e a autoestima de cada um", explica a Dra. Juliane.

Com as danificações que os fios capilares sofrem com a radiação UV, a queda de cabelo aumenta consideravelmente durante o verão. Além da queda, o ressecamento, oleosidade dos fios e também, em alguns casos, as caspas predominam nessa estação. A Dra. Gabriela ressalta a importância da frequência na lavagem dos cabelos: "Evite ao máximo acumular sujeira no couro cabeludo. Se o seu couro é muito oleoso, lave sim todos os dias, mas se não for, o ideal é lavar dia sim e dia não". O intervalo entre as lavagens não deve ultrapassar dois dias, já que a sujeira pode gerar inflamação no couro cabeludo, levando a queda capilar e também impede que o fio cresça.

Outra dica são os cuidados com os cabelos na praia, já que a água do mar deixa os fios ressecados devido ao sal. "Leve garrafinhas de água que não contenham sal para retirar o excesso de água salgada após cada mergulho no mar e além disso, intensificar a hidratação nesse período. O mesmo deve ser feito referente à água da piscina, por conta do cloro" indica Dra. Juliane. É possível preparar o couro cabelo e os fios para o verão, fazendo com que diminua as chances de um eflúvio telógeno (queda de cabelo), através dos procedimentos da tricologia.


Outros motivos para procurar um especialista da área

Além dos cuidados no verão, existem aqueles que possuem alopecia andrógena, também conhecida como calvície, um dos principais fatores para a perda dos fios em homens e mulheres. Essa alopecia pode acontecer por dois fatores: predisposição genética ou por alteração do hormônio androgênico (masculino). A boa notícia é que existem inúmeros tratamentos para a perda de cabelo. Segundo as biomédicas estetas, o primeiro passo é procurar por dermatologistas, tricologistas ou terapeutas capilares para fazer uma investigação das possíveis causas do problema.

Existem alguns procedimentos que ajudam a estimular o crescimento dos fios, aumento da espessura, diminuição de descamação e inflamações no couro cabeludo. "A mesoterapia capilar, o microagulhamento, a laserterapia, a carboxiterapia, nutracêuticos, tônicos, entre outros procedimentos, devem fazer parte da rotina home care da maioria dos pacientes", explica Dra. Gabriela.

Atualmente a tricologia tem sido muito buscada no mundo inteiro, tendo um aumento significativo em pesquisas e novas descobertas de tratamentos sobre o assunto. Se você se interessa pelo tema ou precisa de algum tipo de ajuda, procure um especialista da área.

 

 

Dra. Gabriela Silveira -biomédica esteta, pioneira na aplicação da técnica de Microtox no Brasil, doutoranda em Ciências Biomédicas pela IESLA (em Rosário, Argentina), pós-graduada em Biomedicina Estética pelo instituto IBECO, pós-graduada em Biortomolecular pelo ISEEC, MBA em Cosmetologia aplicada à Estética, speaker na New York University, participante ativa de diversos cursos e congressos internacionais, proprietária da Clínica Slim Santé em São Paulo e do Grupo Dra. Gabriela Silveira, uma escola que oferece cursos de aperfeiçoamento na área estética para biomédicos, médicos, farmacêuticos e dentistas, presidente do Encontro Nacional de Biomedicina, membro da Aesthetic Multispeciality Society (Londres).

 

Juliane Unti Minóboli - formada em Biomedicina pelo Centro Universitário São Camilo e habilitada em Biomedicina Estética e em Patologia clínica. Também é pós-graduanda em Biomedicina Estética pelo Instituto IBECO. Parte integrante da equipe Slim Santé há 3 anos. Desde sua graduação trabalha na área de estética e participa ativamente de Congressos na área estética com intuito de buscar atualizações e novos conhecimentos. Fazem parte de seu currículo cursos de especialização em carboxiterapia, microagulhamento, PEIM (procedimento estético injetável para microvasos), Toxina Botulínica, Preenchedores, Intradermoterapia de resultados, Tricologia Capilar e Fios de PDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados