Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Especialistas em insônia alertam sobre cuidados após aprovação do ‘hormônio do sono’ pela Anvisa

A melatonina fica disponível sem uso de receita, facilitando o acesso da população


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, em outubro deste ano, o uso de melatonina como suplemento alimentar para pessoas acima dos 19 anos e com limite máximo de 0,21 mg de consumo por dia.

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente no cérebro humano por meio de uma glândula chamada pineal e auxilia no ciclo vigília-sono, ou seja, ajuda a regular o relógio biológico e a induzir o sono. Por isso, é muito comum pessoas com insônia ou outros problemas para dormir recorrerem ao suplemento para melhorar a qualidade do sono.

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, a melatonina não é aprovada para tratamento de insônia, tendo somente duas indicações formais para dois distúrbios: jetlag ou síndrome do atraso de fase do sono (para quem dorme muito tarde e acorda muito tarde). "A melatonina não é um indutor de sono e sim um regulador dos relógios biológicos, por isso, ela não tem uma indicação formal para casos de insônia", alerta Ksdy Sousa, psicóloga do sono e responsável técnica da SleepUp. A orientação de um profissional da saúde é importante para não prejudicar a qualidade de vida como um todo. Por isso, mesmo com a venda liberada pela Anvisa, é muito importante buscar um médico antes de fazer uso do suplemento.

Por exemplo, a melatonina sintética não deve ser utilizada por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante. Pessoas com outras enfermidades também devem ter atenção redobrada ao seu uso. Além disso, dependendo da quantidade utilizada, o suplemento pode causar alguns efeitos colaterais como, por exemplo: fadiga, sonolência excessiva, falta de concentração, depressão, dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, agitação, tontura, hipertensão, entre outros.

Como melhorar a produção de melatonina sem uso de suplemento?

Como alternativa ao uso da melatonina sintética, Ksdy Sousa dá algumas dicas que podem ajudar a melhorar a produção do hormônio pelo organismo.

•Exponha-se à luz solar: a exposição à luz natural durante o dia ajuda o organismo a regular o ciclo circadiano, melhorando a produção de melatonina quando escurece;


•Evite o uso de telas antes de dormir: o uso de celulares e outras telas "confunde" o cérebro, pois o organismo não sabe diferenciar a luz natural da artificial e, portanto, prejudica a produção de melatonina;


•Diminua a luminosidade ao anoitecer, prefira as luzes indiretas e amarelas, procure manter o ambiente calmo e com uma rotina leve e tranquila;


•Alimente-se adequadamente: além de ser naturalmente produzida pelo organismo e estar diretamente associada à luminosidade, a melatonina também pode ser encontrada - em pequenas concentrações - em certos alimentos como morango, cereja, uva, banana, abacaxi, laranja, mamão papaia, manga, tomate, azeitona, cereais, carne (frango, carneiro, porco), leite de vaca e outros produtos alimentícios.

"Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar a melhorar a produção natural de melatonina pelo organismo. Mas outros cuidados diários podem também beneficiar pessoas que enfrentam problemas para dormir sem que precisem recorrer a medicamentos ou suplementos sintéticos."

A psicóloga do sono e responsável técnica da SleepUp refere-se à prática de higiene do sono, controle de estímulos e também à terapia cognitiva-comportamental para insônia (TCCi), como boas estratégias para se ter um sono de qualidade. As técnicas, que são a base do tratamento para insônia do aplicativo SleepUp, ajudam pessoas com insônia a modificar hábitos e padrões de comportamento que podem estar prejudicando o sono, objetivando a melhoria do descanso.

"Quando cuidamos dos nossos hábitos e comportamentos ao longo de todo o dia, sincronizamos nosso relógio biológico e preparamos o nosso corpo tanto para a atividade como para o descanso. Isso, com certeza, melhora a produção de melatonina e, consequentemente, melhora a qualidade do sono e de vida", conclui Ksdy.




SleepUp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados