Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Depilação elétrica: depilador ou aparador, qual a diferença?

Divulgação
Dermatologista consultora de Philips esclarece a diferença entre as ferramentas e para quem elas são indicadas


Podemos dizer que a depilação é parte da rotina de cuidados pessoais da maioria das mulheres brasileiras. É comum depararmo-nos com mulheres ao telefone marcando horário no salão de beleza para serviços como a remoção dos pelos, mas, atualmente, há métodos depilatórios que já podem ser feitos no conforto do lar, com total praticidade e proteção à pele, como é o caso da depilação elétrica.

De acordo com a médica dermatologista consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante, a depilação elétrica que pode ser feita com o depilador ou o aparador elétrico é um método individual, o que previne infecções, por não haver possibilidade de compartilhamento dos utensílios depilatórios. "Comparada a outros métodos que arrancam os fios, como à cera quente, por exemplo, a depilação elétrica conta com a vantagem de não necessitar do calor em excesso, que pode gerar queimaduras e ser prejudicial, principalmente, para quem tem condições de pele, como o melasma. Ainda em relação à cera, mesmo com o uso em temperatura fria, ela tende a machucar a camada mais superficial da pele durante o ato de arrancar os fios, já que adere à toda a pele, processo que não ocorre na depilação elétrica, que se dirige apenas aos pelos", explica a especialista.

A médica conta ainda que há diferenças relevantes entre os aparelhos de depilação elétrica - depiladores e aparadores - que devem ser escolhidos de acordo com o perfil e preferência de cada mulher, considerando também o método mais gentil para cada tipo de pele. "O aparador de pelos é semelhante a um barbeador masculino, que apara os pelos, deixando apenas um pequeno pedacinho de pelo fora da pele. A vantagem dele é a prevenção do encravamento e foliculite, que podem ocorrer mais frequentemente quando a raspagem dos pelos é feita muito rente à pele, como no uso de lâminas descartáveis. Já o depilador elétrico remove os pelos pela raiz utilizando um sistema de pinças, o que proporciona um resultado mais duradouro da depilação", esclarece a médica.

Ela reforça ainda que, para o caso dos depiladores elétricos em que as pinças têm maior contato com a pele, a indicação é optar por aparelhos com revestimentos não-irritantes como a cerâmica, por exemplo.

De forma geral, a menos que haja alergias específicas aos componentes do aparelho, que são raras, a depilação elétrica é um método que pode ser amplamente utilizado pelas mulheres. "Especialmente os aparadores que são indicados, inclusive, para quem tem tendência à foliculite", diz Judith.

A especialista listou algumas dicas que ajudam a garantir uma depilação elétrica eficiente e segura. Confira!

• Higienize a pele: é importante higienizar a área a ser depilada antes e depois, isto melhora a qualidade da depilação e previne o acúmulo de resíduos no depilador.

• Mantenha o aparelho limpo: atente também para a higiene do seu depilador elétrico, ele deve ser higienizado antes e após cada uso.

• Estique a pele durante a depilação: é indicado esticar a área a ser depilada com uma das mãos, enquanto aplica o depilador na região com a outra, isto garante melhor resultado final e previne pequenos cortes. Há aparelhos que possuem acessórios que ajudam nesse processo de esticar a pele.

• Mantenha uma rotina de esfoliação: esfolie suavemente a área a ser depilada no momento em que os pelos estiverem crescendo, isto previne que os pelos encravem.

• Hidrate a pele: mantenha a pele hidratada usando hidratante, evitando banhos com água muito quente e consumindo entre 2 a 3 litros de água por dia. A hidratação ajuda a manter a função de barreira de pele, protegendo-a de dermatites.

• Não use ácidos: evite o uso de ácidos na região a ser depilada 3 dias antes e 3 dias após o procedimento. Evite também o uso de perfumes e outros irritantes na região por pelo menos 24 horas após a retirada dos pelos.

• Não tome sol: evite exposição ao sol imediatamente após a depilação e use sempre filtro solar ao se expor, para evitar queimaduras e manchas.

• Use roupas confortáveis: evite roupas apertadas, que tendem a machucar a pele.

• Acalme a pele: use água termal na área depilada, pelo seu efeito calmante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados