Especialista traz 6 dicas para ajudar líderes em seu posicionamento com a equipe a fim de garantir uma melhor experiência do usuário
Em tempos atuais, muito se fala sobre a importância
de cuidar da experiência do consumidor, e dentre tantas mudanças tecnológicas e
sociais, o cliente mudou e passou a ser mais exigente com as empresas e marcas.
É a partir desse cenário que Rebeca Toyama, especialista em estratégia de
carreira, comenta sobre o quão relevante é cuidar das equipes
para saberem lidar com os clientes, uma vez que esse desafio se intensifica com
os colaboradores remotos.
Quem nunca teve uma decepção com alguma empresa,
onde tal colaborador não conseguiu atender as expectativas do cliente por não
saber se relacionar com um problema, pois não tinha preparo emocional adequado
para lidar com a devida situação? São muitas histórias como essa, e de acordo
com o relatório Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, a habilidade de
solução de problemas e experiência do usuário é apontada como uma das
principais habilidades.
Portanto, para fazer com que os clientes se
encantem e tenham uma boa satisfação em usar produtos, serviços ou até sistemas
é necessário, dentro da experiência, destacar os aspectos emocionais, afetivos
e relevantes da interação entre a pessoa e o produto, como utilidade,
facilidade, eficácia e performance, por exemplo.
Mas, dentro desse cenário, garantir a experiência
do usuário com as equipes atuando de forma remota, é uma tendência que veio
para ficar desde a chegada da pandemia. E segundo a especialista Rebeca Toyama,
o COVID-19 trouxe mudanças profundas nas relações interpessoais a nível
mundial, e o trabalho remoto, junto do avanço da tecnologia, levaram as
empresas e empreendedores a repensarem formas de encantar seus clientes.
“A relação por meio da mídia digital se tornou
muito importante, influenciando o tipo de relacionamento das empresas com seus
clientes internos e externos. E diante das mudanças que foram geradas nesse
contexto, perder a humanidade representa um perigo em um relacionamento digital
ou uma oportunidade de se relacionar de forma diferente ao estabelecer um
vínculo seguro. São inúmeros os desafios, mas entender a importância do capital
humano, independentemente qual seja a solução ou resposta, tem se mostrado um
bom caminho”, comenta, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.
Mas então, como garantir uma melhor experiência com
os colaboradores de home office?
Segundo a especialista, o ser humano é projetado
para se adaptar a diferentes situações e circunstâncias, foram muitas mudanças
que ocorreram ao longo da história e nos diferentes projetos de vida de cada
pessoa ou empresa. E durante a pandemia, as mudanças que ocorreram foram
inesperadas, os líderes não estavam preparados para acolher as equipes, e já
liderados, não estavam treinados para garantir a experiência do usuário.
Rebeca, ainda comenta, que as empresas têm
investido bastante em tecnologia, e acabam esquecendo de quem realmente
importa, as equipes que atendem os clientes. Portanto, cuidar do capital humano
tem se mostrado um excelente caminho.
“E nessa circunstância, os líderes precisam criar
espaços seguros e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança mesmo
com a equipe de forma remota. Ser honesto e confiável é o primeiro passo, ser
prestativo e se colocar à disposição para ajudar é super válido, além de
respeitar o espaço e o momento de cada colaborador. Como você pode perceber,
nenhuma das atitudes acima demanda qualquer investimento em tecnologia”,
finaliza, Rebeca Toyama.
Para auxiliar os líderes e as empresas, a especialista
em estratégia de carreira, Rebeca Toyama aponta 6 principais
dicas práticas sobre como garantir a experiência do usuário (UX) com equipes
remotas em meio a uma pandemia:
- Escuta
ativa:
Aguce a escuta, sustente silêncios e leia seus significados. Quando as
questões forem de ordem pessoal, manter uma atitude de disponibilidade e
não de intervenção.
- Acalme
o colaborador: Destaque a importância do controle interno para enfrentar a falta
de controle externo, seja relacionado a um problema de ordem pessoal ou
desafio junto a um cliente.
- Seja
autêntico:
Faça revelações pessoais de situações semelhantes que você já tenha
passado, isso promove empatia e aproxima líderes e liderados.
- Ajude
a resolver as necessidades básicas do momento: Algumas questões podem ser
sanadas de forma simples: com uma orientação ou treinamento, troca de
equipamento ou instalação de um novo software.
- Organize
uma lista de prioridades: Foco ajuda na redução de quadros de estresse
e ansiedade e o líder tem um papel primordial nesse tipo de direcional
junto à equipe.
- Promova
um ambiente leve: Estimular emoções positivas e oferecer um espaço onde as pessoas
possam, de forma espontânea, exercer sua criatividade impactará
diretamente na forma com que a equipe se relaciona com o cliente.
Rebeca Toyama - fundadora da ACI que tem como
missão desenvolver competências dentro e fora das organizações para um futuro
sustentável. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar
financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia.
Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora,
palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de
psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching
Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da
pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da
Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.
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