Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de junho de 2021

 

Tema de muitos debates atualmente, a poluição aparece no cotidiano da população de todos os lugares do mundo e sem ser convidada. Tendo em mente que a pauta precisa ser levada mais a sério para a melhora do planeta, o CUPONATION, plataforma de descontos online, compilou  informações sobre o quanto a poluição se enraíza no Brasil e no mundo.

 

O Numbeo, banco de dados digital internacional, divulgou este ano um levantamento com o ranking dos 112 países que possuem o pior índice de poluição no primeiro semestre de 2021. Dentre as nações apresentadas, o Brasil aparece na 71ª posição, com o grau de poluição dos elementos ar, água, terra e fogo estimados em 54,53%. 

 

Apesar de aparecer na lista, pode-se dizer que o quadro da poluição melhorou para o Brasil. Isso porque há 2 anos o CUPONATION registrou uma pesquisa semelhante, em que o Brasil estava estacionado em 65º lugar do ranking das nações mais poluídas do mundo - o que significa que  nos últimos meses o território brasileiro caiu 6 posições e conseguiu melhorar a qualidade de vida de sua população.

 

Voltando ao estudo, o asiático meridional Afeganistão é o país que aparece no topo da lista, com um índice surpreendente de 92, 20% de área manchada pelo fardo. Na sequência, Mongólia e Myanmar garantem o segundo e terceiro lugares de nações com áreas mais poluídas, com cerca de 91,84% e 89,77%, respectivamente. 

 

Descendo o ranking para seus últimos ocupantes, as nações que ocupam o antepenúltimo, penúltimo e o último lugares são Noruega, Islândia e Finlândia, com incríveis porcentagens de poluição avaliadas em 18,14%, 16,24% e 11,86%, também nesta ordem. Veja o ranking completo no infográfico interativo do CUPONATION.

 

Vale lembrar que em 2019 o Global Earth Day divulgou um estudo, sucedido pelo Ipsos, revelando o que os brasileiros achavam sobre a poluição do momento no país. A poluição de água foi uma das primeiras preocupações de 44% dos brasileiros, seguido de como lidar com os resíduos produzidos (36%) e o aquecimento global (29%).

 

Além disso, apesar da melhora no ambiente em 2021, a mesma pode ter ocorrido devido à maior consciência populacional e ao fato do baixo índice de carros nas ruas com as pessoas trabalhando de casa durante a pandemia do coronavírus, e não exclusivamente pelos planos governamentais que muitas vezes mal saem do papel. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados