Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Conheça 5 ações para não fazer no cabelo

 Cuidar dos cabelos é fundamental para manter a saúde e a beleza das madeixas. Mas, muitas vezes, você pensa que está tomando os cuidados necessários, mas na verdade está prejudicando os fios. Dessa forma, recorre a produtos e tratamentos que poderiam ser evitados, com gastos desnecessários, se conhecesse algumas medidas simples. Mas não se preocupe, abaixo listo seis dicas do que não se deve fazer no cabelo.


1 – Entrar na piscina com o cabelo seco

Entre com o cabelo bem molhado e com protetor solar para minimizar os danos provocados pela química presente na água. Quando você entra na piscina com o cabelo seco, ele acaba absorvendo toda a química existente na piscina, danificando a fibra.

As loiras precisam ser mais cautelosas. O contato dos fios dourados com o azul do sulfato de cobre da água da piscina acaba criando uma terceira cor: o indesejado verde! Quando isso acontece, o ideal é procurar um salão para usar o produto adequado para remoção.

Uma dica caseira emergencial é passar ketchup ou extrato de tomate no cabelo, uma vez que, na colorimetria, a alta concentração de vermelho neutraliza a cor verde.


2 – Dormir com o cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado abafa o couro cabeludo e altera a sua microbiota, provocando o aumento de bactérias e doenças no couro. Além disso, quando os fios estão molhados, a queratina fica mais amolecida e dormir ou inclusive prender ele molhado acaba deixando os fios amassados e fragilizados correndo risco de quebra e de queda capilar.


3 – Dormir com o cabelo solto

Desde que eles estejam secos, dormir com o cabelo preso é uma ótima opção, sobretudo para cabelo comprido ou cacheado. Quando solto, o atrito da fibra com o lençol acaba trazendo um desgaste muito grande, aumentando o aparecimento de pontas duplas e a porosidade do fio.

Para obter melhor resultado, prenda delicadamente com grampo ou com elástico de tecido para não judiar do fio ou use uma touca de cetim e passe antes um finalizador ou um óleo.

Um costume antigo que voltou a moda é a touca tradicional, onde você prende todo o seu cabelo para um lado com um grampo e depois inverte. É uma maneira saudável que está ressurgindo, sem a necessidade de uso de químicas e equipamentos modeladores, deixando o seu cabelo impecável ao acordar.


4 - Ficar muito tempo sem lavar

Evitar lavar o cabelo para manter o babyliss ou uma escova prejudica os fios. O tempo máximo para ficar sem lava-lo é de três dias, mais que isso já não é saudável.


5 – Começar a pentear pela raiz

Desembaraçar as pontas primeiro e depois a raiz é importante para evitar a quebra dos fios. Portanto, sempre penteie de baixo para cima.

 


Jéssica Yansen - sócia-proprietária do Espaço J, em Vinhedo. É especialista em tratamento capitar e em formação em terapeuta capilar, que cuida do coro cabeludo e toda a estrutura do fio do cabelo. É cabeleireira formada há 12 anos e tem especializações pela Wella e Keune, em coloração, descoloração e corte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados