Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de abril de 2021

Dor de cabeça? Cuidado, pode ser um sinal de DTM

Especialista explica a relação da Disfunção Temporomandibular (DTM) como uma das causas para esse incômodo


Segunda a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a principal queixa dos pacientes que procuram clínicas e hospitais é a cefaléia, conhecida popularmente como dor de cabeça. Sabe-se hoje que 90% da população terá pelo menos um episódio desse incômodo durante a vida, e que 50% apresenta pelo menos um quadro dessa dor todos os anos.

A grande dificuldade que os profissionais encontram no tratamento desses pacientes é descobrir corretamente o diagnóstico da causa do problema, já que podem existir inúmeras etiologias.

Entre as possibilidades, está a chamada disfunção temporomandibular (DTM). "Estima-se que pelo menos 80% dos pacientes que procuram tratamento para DTM relatam que apresentam frequentemente episódios de cefaléia", relata o cirurgião bucomaxilofacial Dr. Fábio Ricardo Loureiro Sato.

A DTM é um problema relacionado à articulação temporomandibular (ATM) e musculatura mastigatória, normalmente causada por uma associação de fatores como hábitos parafuncionais de apertar ou ranger os dentes, forçar a mastigação com chiclete ou alimentos duros, bem como problemas sistêmicos e genéticos. Entre as principais queixas dos pacientes com essa disfunção estão as dores em face, limitação e travamento em abertura de boca e ruídos na articulação temporomandibular.

De acordo com o Dr. Fábio Sato, devido ao fato de a DTM ser uma das causas de dores de cabeça frequente, principalmente com os quadros de enxaqueca tensional, é importante que o paciente que apresenta esse sintoma, sem causa específica, procure além de um neurologista, um especialista em DTM e Dor Orofacial para investigar se tal incômodo não está sendo causada ou agravada por um quadro de disfunção temporomandibular.

"Tenho vários casos de pacientes que sofriam há anos com problemas de cefaléia, principalmente no período da manhã e em situações de ansiedade e estresse, e que após o início do tratamento para DTM, apresentaram melhora significativa nessa dor" explica o Dr. Fábio Sato.

Dessa forma, é muito importante a avaliação de um profissional especializado, pois um tratamentos simples como o uso de uma placa, fisioterapia e medicações podem trazer a resposta e cura em relação à qualidade de vida de pacientes que sofrem por muitos anos com dor de cabeça diária.

 


Dr. Fábio Sato - Formado pela Odontologia na USP, é mestre e doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial. Sua atuação é principalmente no tratamento da Disfunção Temporomandibular através de procedimentos minimamente invasivos, Cirurgia Ortognática para Correção das Deformidades Dentofaciais, além de outros procedimentos como Enxertos Ósseos, Implantes Dentários e demais relacionados à área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados