É muito comum e normal criarmos metas pessoais e profissionais no começo do ano, quando temos alguma mudança na vida e ou até mesmo quando nos sentimos incomodados com resultados. Do mesmo jeito é comum não alcançarmos nossas metas e acabamos desanimando. Mas qual será o verdadeiro motivo de não alcançarmos as metas?
Vou dar um exemplo que
pode começar a esclarecer esta questão. Imagine um time de futebol que tenha
como meta ganhar o campeonato do seu país sem perder ou empatar, sem tomar
nenhum gol, fazer pelo menos três gols por partida e não ter nenhum jogador
machucado. Seria uma realização e tanto, certo?
Mas aí que começa o
problema. Para definirmos uma meta temos de passar por várias etapas. É um
processo trabalhoso e só cumprindo todas as ações conseguiremos chegar lá.
Primeiro devemos avaliar
e refletir sobre a meta. Para decidirmos o que queremos no futuro e como vamos
chegar lá é preciso saber onde estamos agora e qual a nossa satisfação. É
importante refletirmos se a meta faz sentido para nós ou para o nosso
escritório. Onde vamos chegar se atingirmos a meta? É esse o futuro que estamos
querendo? Faz sentido para um time de futebol ter a meta descrita acima?
Reflita.
A segunda etapa é mais
técnica, mas não menos importante. Vou explicar. A meta deve ser específica, ou
seja, não pode causar dúvida. No nosso exemplo, a meta é ser campeão. A
meta deve se mensurável, ou seja, ser possível verificar se a alcançamos. Sim,
é possível saber se o time foi campeão ou não.
A meta deve ser
alcançável. É possível ser campeão, sim. Mas é possível ser campeão com todas
aquelas exigências?
A meta deve ser
relevante. A meta faz sentido Está ligada à estratégia do seu escritório?
É relevante ser campeão nacional? Sim, o prêmio é bom e dá direito a disputar
outros campeonatos.
A meta deve ter começo,
meio e fim. Devemos estabelecer um tempo para a alcançarmos. Ser campeão neste
ano ou no máximo em três anos.
Se a meta criada não
cumpre todos estes pontos não é uma meta, é um sonho.
E por fim a prestação de
contas. Se só você sabe qual é a sua meta será que você vai chegar lá sozinho?
Já pensou em compartilhar esta meta com sua “torcida” e ganhar estímulo,
orientações e ajuda? Tenha um padrinho para te ajudar ou supervisionar, alguém
que você precise prestar contas.
Pensando na meta do time
de futebol, que conclusões podemos chegar? É realmente uma meta?
Vamos transportar este
exemplo para seu escritório de advocacia. Pense nas metas do seu time, o que é
importante, o que o atingimento desta meta vai trazer de bom. Pare, reflita,
discuta, coloque no papel todas as etapas, coloque seu time em campo e vamos
jogar.
Fernando Magalhães - fundador e CEO da OM
Assessoria, empresa especializada em gerar soluções claras para resoluções de problemas e para o desenvolvimento dos
escritórios de advocacia, tanto financeiramente quanto qualitativamente. É graduado
pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA -
USP), pós-graduado em Planejamento Estratégico
para Escritórios de Advocacia na GVLAW, da Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão
Jurídica Estratégica na FIA – Fundação Instituto de Administração. Tem curso
sobre Melhores Práticas de Escritórios de Advocacia, ministrado na TOTVS. Mais
informações: www.omassessoria.adm.br
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