Plataforma
interativa e intuitiva, flexibilidade de horários e otimização de tempo são
algumas das considerações que o aluno deve fazer
A pandemia de Covid-19 obrigou as pessoas a se
adaptarem para poderem realizar inúmeras atividades de maneira remota, seja
compras, trabalho, contato com parentes e amigos e também estudar.
Embora ainda haja pessoas que reclamam do ensino a
distância (EAD), os cursos de idiomas já vêm adotando a modalidade há alguns
anos, e algumas escolas como Open English e EF English Live já surgiram 100% on-line.
Fabricio Vargas, fundador da Uniway Education
Group, EdTech especializada nos exames de proficiência em inglês
TOEFL, TOEIC e IELTS, afirma que diante da dificuldade já inerente do
interessado de não ter domínio da língua inglesa, é importante que ele
considere algumas questões ao decidir fazer um curso de inglês on-line
como, por exemplo, avaliar se a plataforma oferecida pela escola é interativa e
intuitiva, se tem flexibilidade de horários e proporciona otimização de tempo.
Ele destaca que desde o começo da pandemia houve um
aumento na procura por aulas de inglês on-line. “Nós tivemos um aumento da
ordem de 80% no faturamento das aulas na modalidade EAD, embora déssemos foco
nas aulas presenciais, pois já oferecíamos a tecnologia desde 2017”, relata
Vargas.
Segundo o diretor da Uniway, o perfil de pessoas
que mais procuram a modalidade on-line é na faixa de 18 a 35 anos,
graduandos e graduados que buscam uma mudança na carreira. “As pessoas acima
dos 30 anos que estão estudando inglês hoje não estão satisfeitas com a vida
profissional e buscam uma virada, enquanto os mais novos valorizam um segundo
idioma para a profissão”, justifica.
Vargas ressalta que com a rotina corrida de grande
parte das pessoas, ainda mais agora tendo de trabalhar em casa, poder adequar o
horário das aulas pode ser um excelente benefício. “Ao optar por aulas de
inglês on-line, é possível definir o melhor horário para assistir
às aulas, estando disponíveis 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana”,
observa.
Ele ainda aponta a otimização do tempo com o curso
de inglês on-line, economizando-o em relação aos deslocamentos, bem
como reduzir seus custos, além de observar o tempo da hora-aula. “O nível de
atenção de uma aula no formato EAD precisa ser alto porque o aluno está na
frente de um computador e não é possível conseguir atenção mais do que 45
minutos sem um intervalo. Nossas aulas são todas de 45 minutos e quando é
necessário estender, fazemos um intervalo de 15 minutos”, esclarece.
Outro ponto destacado por Vargas é a importância de
estudar inglês em uma escola com um método criado exclusivamente para o
ambiente digital. “Boa parte das escolas tradicionais migraram o modelo de aula
presencial para o digital, sem adequar a metodologia. E isso pode ser muito
desestimulante para aquele aluno que está nas aulas de inglês on-line”,
avalia.
Direitos e deveres
Assim como o aluno deve buscar a melhor opção, com
os melhores benefícios para poder desfrutar ao máximo do curso de inglês, ele
também deve ter em mente que é preciso dar foco às aulas.
Fabricio Vargas salienta que a Uniway Education
Group tem uma tecnologia interativa, evitando que o aluno não se disperse tanto
com ações paralelas, principalmente acesso às redes sociais como o WhatsApp.
“Mandamos sempre lembretes para o estudante dedicar tempo exclusivo para a
aula, sugerimos que o acesso seja feito pelo computador para elevar o nível de
atenção durante todo o período de estudos”, relaciona.
O educador dá algumas dicas para o melhor
aproveitamento das aulas on-line:
- Avalie e escolha bem a
tecnologia;
- Reserve um tempo exclusivo
para a aula;
- Não se distraia com coisas
que não tenham a ver com a aula;
- Utilize uma sala própria
para estudar;
- Não estude com outras
pessoas ao redor.
Na opinião de Vargas, o aluno, principalmente o
adolescente, tende a perder foco com as mídias sociais, e os professores da
Uniway Education Group foram treinados para chamarem a atenção do aluno a focar
na aula quando ele dispersa com outras ações.
Fabricio
Vargas - Iniciou a sua carreira na área da educação logo
após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos
no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse
período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas.
Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de
algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos
mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas
estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus
alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para
investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway
School, foi um dos anos mais comemorados por ele e também o
mais desafiador. Para mais informações, acesse https://uniwayschool.com/ ou pelas redes
@uniwayschool
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