Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de abril de 2021

A importância da vacinação

O diretor do Laboratório São Paulo, Daniel Dias Ribeiro, reforça a importância da vacinação no Brasil para manter o controle de qualquer vírus no país. “Devemos tomar a vacina contra um vírus ou bactéria com objetivo de proteger uma parcela suficiente da população para impedir que essa ameaça continue a se disseminar. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais fácil é controlar a propagação de uma doença. O fato é que tomar a vacina é a única forma de controlarmos a propagação da doença, independente de qual vacina seja”, acrescenta o médico.

 Após tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, por exemplo, cerca de 20 dias depois, a pessoa estará imunizada. Estima-se que se 70% da população for vacinada, poderemos começar a retornar os hábitos sociais. Algumas pessoas não devem tomar a vacina para a Covid-19, já que não existem estudos suficientes para grupos da faixa etária inferior a 12 anos e grávidas. Também não é recomendado para quem tem alergia aos componentes da vacina.

O dr. Daniel Dias Ribeiro também reforça a importância de se tomar a vacina da gripe este ano novamente e que está no Calendário Nacional de Vacinação do Brasil, para fortalecer a imunidade, além de ser um fator determinante para diferenciar os sintomas de outras gripes vireis e a Covid-19.

* Perguntas abaixo foram respondidas pelo dr. Daniel Dias Ribeiro - médico hematologista, patologista clínico e um dos diretores do Laboratório São Paulo
 

  1. Por que devemos tomar a vacina contra a Covid-19?

Devemos tomar a vacina para a Covid-19 para conferir a proteção contra o vírus a uma parcela suficiente da população para impedir que essa ameaça continue a se disseminar. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais fácil é controlar a propagação de uma doença.

 

  1. De todas as vacinas desenvolvidas, qual devo tomar? E quantas doses?

Existem diversas vacinas em produção no mundo. Não se tem definido ao certo se uma poderá ser melhor que outra. O fato é que tomar a vacina é a única forma de controlarmos a propagação da doença, independente de qual vacina seja.
A maioria das vacinas exige 2 doses.

 

  1. Posso tomar doses de vacinas diferentes?

Nenhum estudo até agora testou a aplicação de duas vacinas diferentes em um curto intervalo de tempo. Ainda não se sabe ao certo sobre esta informação.

  1. Em quanto tempo, após tomar a vacina, eu estarei imunizado contra a Covid-19?

Após tomar a segunda dose, cerca de 20 dias depois, os estudos garantem a imunidade.

  1. A vacina vai me proteger contra a Covid-19 por quanto tempo?

Não se tem estudos suficientes ainda para esta afirmação. Provavelmente, por se tratar de uma doença viral, deverá percorrer o mesmo calendário da vacina para gripe (anual).

  1. Quem já teve a Covid-19 e tem os anticorpos, precisa ser vacinado?

Sim, todas as pessoas devem ser vacinadas.

  1. Quais tipos de reação a vacina pode provocar? Devo me preocupar?

Não. A vacina pode apresentar efeitos colaterais como vermelhidão e inchaço no local de aplicação como qualquer outra vacina. A Sociedade Brasileira de Imunologia informa que como há uma urgência pela aprovação, faz-se uma autorização emergencial e continua-se acompanhando o teste clínico e as pessoas vacinadas. Se houver algum problema sério, a distribuição será revisada.

  1. A vacinação contra a Covid-19 acabará com o coronavírus? Poderemos deixar de usar máscaras, fazer o distanciamento social e usar o álcool em gel?

Estima-se que se 70% da população for vacinada, poderemos começar a retornar os hábitos sociais.

  1. Para quais grupos as vacinas contra a Covid-19 não são indicadas?

Não existem estudos suficientes para grupos da faixa etária inferior a 12 anos e grávidas. Também não é recomendado para quem tem alergia aos componentes da vacina.

  1. Posso ter a Covid-19 mesmo depois de vacinado?

Sim. A Coronavac, por exemplo, estima 50% de eficácia da vacina para covid-19. Ou seja, existe 50% de chance de você não pegar o vírus.

  1. Quem tomar a vacina e tiver a Covid-19, pode transmitir a doença?

Ainda não há estudos suficientes para esta afirmação.

  1. Em breve, começa a vacinação contra a gripe. Devo tomar essa vacina? Posso tomar as vacinas da gripe e da Covid-19? Algum cuidado quando vacinar? Elas podem ser vacinadas juntas?

Sim e deve. Como a vacina para a Covid-19 demorará um certo tempo para atingir toda a população do país, a vacina da gripe fortalecerá a imunidade para as pessoas, além de ser um fator determinante para diferenciar os sintomas gripais para Covid19 ou demais gripes virais.

 

  1. Não sou grupo de risco, não sei quando serei vacinado pelo SUS. Poderei comprar a vacina em uma clínica particular?

Não. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina para Covid-19 só poderá ser comercializada após a imunização de toda a população pelo SUS.

  1. Qual a porcentagem indicada em uma vacina contra a Covid-19, capaz de ser considerada satisfatória?

A Coronavac, por exemplo, estima 50% de eficácia da vacina para covid-19. Ou seja, existe 50% de chance de você não pegar o vírus. Porem há 78% de chances da pessoa que se contaminar com o vírus ser assintomática e 100% de chances de não desenvolver sintomas graves ou óbitos.

  1. A vacina contra a Covid-19 pode ser tomada por todas as faixas etárias, inclusive crianças e grávidas?

Não há estudos suficientes para crianças abaixo de 12 anos e grávidas.

  1. Pessoas que apresentam algum tipo de alergia podem tomar a vacina contra a Covid-19? É importante informar na hora de tomar a vacina o tipo de alergia e os medicamentos que tomam?

Alergia a componentes da vacina podem gerar alguma reação, porém os postos se preparam com doses de adrenalina caso seja necessário. O uso de imunização passiva contra SARS-CoV-2 pode interferir com a vacina e impedir que seja gerada a resposta imune esperada.

 

* No Instagram do Laboratório São Paulo, o dr. Daniel Dias Ribeiro fala sobre a vacina. Link: https://www.instagram.com/p/CLUGEsFFqAN/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados