O nono relatório anual de tendências da Ford mostra como os consumidores estão se adaptando à vida durante a pandemia. 69% dos adultos dizem se sentir oprimidos com as mudanças, enquanto para 47% tem sido "mais fácil do que imaginávamos"
• A pesquisa global
feita em 14 países revela como as famílias e indivíduos estão reescrevendo as
regras no trabalho, na vida familiar e nas relações sociais, assim como no
consumo de produtos e serviços
• A Ford analisa as
tendências globais a cada ano para refletir sobre como os consumidores estão
mudando, o que as empresas precisam saber para se conectar com eles e o quanto
avançamos
Ninguém conseguiu
prever o que aconteceu no ano de 2020. A Covid-19 trouxe o caos político,
econômico e emocional, testando os limites dos indivíduos, famílias, sistemas
de saúde e setores inteiros da sociedade. No entanto, como destaca o nono
Relatório de Tendências da Ford, a pandemia também revela como as pessoas podem
ser resilientes e encontrar maneiras de se adaptar - veja aqui .
"Conforme
avançamos para 2021 e vislumbramos um mundo pós-pandemia, está claro que as
mudanças trazidas pela Covid-19 nos transformaram, mas em que grau?", diz
Sheryl Connelly, gerente de tendências de consumo global e futuro da Ford.
"A Ford e
outras empresas estão profundamente interessadas em saber que mudanças vão
permanecer depois que a Covid ficar no retrovisor. Embora ninguém possa prever
o futuro, não significa que não podemos nos preparar para isso", diz
Connelly.
Numa pesquisa global
realizada em 14 países, 69% dos participantes disseram estar sobrecarregados
pelas mudanças observadas no mundo. Quando perguntados sobre como se adaptaram
às mudanças durante a pandemia, 47% dizem ter sido "mais difícil do que
imaginamos" e 53%, que foi "mais fácil do que imaginamos".
Gerações mais novas tiveram mais dificuldade que os mais velhos: para 63% da
Geração Z, se adaptar foi mais difícil do que imaginavam, contra 42% dos
Boomers.
O Relatório de
Tendências 2021 da Ford examina as mudanças no comportamento e nas atitudes dos
consumidores em todo o mundo para ajudar os tomadores de decisão a entender
como elas poderão influenciar o mundo em 2021 e depois. As tendências
destacadas no relatório incluem:
Pontos de Pressão: Mundialmente, a
ansiedade está alta, motivada pelo medo de contrair Covid-19 e preocupações com
o impacto da pandemia nas comunidades, no emprego, educação e outras áreas.
Globalmente, 63% dos adultos dizem estar mais estressados do que há um ano e
quatro em cinco, que precisam cuidar melhor do bem-estar emocional. Cientes das
implicações da pandemia na saúde mental, as pessoas estão encontrando maneiras
inovadoras de agir e se conectar.
Hora de Escapar - "Que dia é hoje?" tornou-se uma
pergunta comum, já que os limites entre o que é trabalho e vida pessoal
desapareceram. Para vencer a monotonia da pandemia e o confinamento nos lares,
os consumidores estão buscando novos meio de escapar - e muitos estão buscando
refúgio em seus veículos. Globalmente, mais de um em quatro adultos que têm um
veículo afirmam que o utilizam para relaxar. Quase um em cada cinco dizem usar
o veículo para encontrar privacidade e 17% o utilizam como local de trabalho.
Preservando a
Companhia
- A pandemia destacou a necessidade que os consumidores têm de companhia e
remodelou o seu senso de família. A solidão é generalizada em todo o mundo -
metade das pessoas dizem se sentir sozinhas com frequência. As gerações mais
jovens sentem isso de forma mais aguda: os da Geração Z são quase duas vezes
mais propensos a dizer que se sentem solitários que os Boomers (64% contra
34%). Como resultado, muitos estão repensando onde moram, mudando para mais
perto da família e encontrando novas formas de companhia - online e offline.
Preocupação com as
Diferenças
- Em todo o mundo, o nível de desigualdade é grande - especialmente porque a
pandemia teve um impacto desproporcional nas comunidades de baixa renda,
minorias étnicas e mulheres. 76% dos adultos em todo o mundo dizem esperar que
as marcas tomem uma posição em relação às questões sociais - e 75% dizem que as
marcas hoje estão tentando fazer a coisa certa.
Boas Compras - Em meio à pandemia,
a maneira com que compramos, e o que queremos comprar, se transformou. Empresas
grandes e pequenas estão se adaptando com incrível rapidez e muitos
consumidores estão abraçando e aproveitando o novo normal. Globalmente, 75% dos
adultos dizem aprovar o modo como as empresas melhoraram a experiência de
compra desde o início da pandemia e 41% dizem não querer voltar ao modo antigo
de comprar.
Desviando do
Trânsito -
A pandemia pode fazer você se sentir preso, mas não estamos parados - o
transporte pessoal está em alta. As vendas de bicicletas dispararam e cidades
fecharam ruas para dar espaço aos ciclistas. As vendas de carros aumentaram à
medida que as pessoas buscam segurança sabendo que podem controlar seu
ambiente. E o planejamento urbano inteligente está acelerando o caminho para
uma total implementação da direção autônoma. 67% dos adultos em todo o mundo
dizem que estão "esperançosos sobre o futuro dos carros autônomos" e
68% dos pais dizem preferir ver seus filhos rodando em um carro autônomo do que
com estranhos.
Sustentando a Sustentabilidade - No início da
pandemia, a qualidade do ar surgiu como uma possível vantagem do lockdown
mundial, mas esse otimismo caiu rapidamente com o aumento no uso de plásticos e
outros descartáveis, deixando claro que ser sustentável e se manter sustentável
nem sempre estão em sincronia. As gerações mais jovens estão particularmente
preocupadas: 46% da Geração Z em todo o mundo dizem que a pandemia nos tornou
mais desperdiçadores - e 47% dizem que, a longo prazo, ela terá um impacto
negativo no meio ambiente.
Ford Motor Company
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