Segundo pesquisa da agência Conversion, varejo virtual soma
31,94% das intenções de compra dos brasileiros para a data, seguido pelos
aplicativos de lojas e marcas, com 22,53%
Pela primeira vez no País, o Natal deste ano terá mais compras
pela internet do que no varejo físico. Segundo pesquisa inédita da agência
Conversion, especializada em SEO e e-commerce, as lojas virtuais somam 31,94%
das intenções de compra dos brasileiros para a data, seguidas pelos aplicativos
de lojas e marcas, com 22,53%. Os estabelecimentos em shopping centers e
comércio de rua aparecem em seguida com, respectivamente, 19,25% e 18,77% das
preferências.
De acordo com a pesquisa, realizada no
dia 12 de dezembro com 1.068 brasileiros acima de 16 anos, por meio de um
questionário estruturado com perguntas fechadas via internet, 83% dos
entrevistados afirmaram que vão presentear alguém no Natal, mas 17% dos
consumidores não irão fazer nenhuma compra para a data comemorativa.
A pesquisa mostra que será, de fato, um
Natal muito mais econômico: 41,3% pretendem gastar menos este ano em comparação
com o evento de 2019. “Por outro lado, o estudo mostra que 23,6% pretendem
gastar mais com presentes neste Natal em 2020, que, por si, já é bastante
surpreendente diante do atual cenário de desemprego e de queda da atividade
econômica no País”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion.
“Em novembro, lançamos um estudo que
apontou para a maior Black Friday de todos os tempos, impulsionada pela
pandemia. Naquela pesquisa, 75% dos brasileiros pretendiam comprar pela
internet por medo do contágio”, acrescenta.
O estudo mostra ainda que 48,3% dos
brasileiros pretendem gastar menos de R$ 300 em todos os presentes de Natal
deste ano. “Este número é diametralmente oposto ao de nossa pesquisa sobre a
Black Friday, quando 32,2% afirmaram que pretendiam gastar acima de R$ 1 mil.
Para o Natal, apenas 12% pretendem presentar acima de mil reais”, explica.
Para Ivo, o chamado “novo normal”, que
começou em março e se estendeu durante todo o ano, está levando o consumidor
brasileiro a mudar profundamente os seus hábitos. “por esta razão, teremos um
Natal com mais compras por e-commerce do que por lojas físicas”, ressalta.
O prazo de entrega é, segundo a
pesquisa, o fator mais preponderante para a decisão de compra dos brasileiros,
seguido do custo do frete, que também será muito levado em conta, reforçando a
ideia de um Natal espartano.
A pesquisa completa pode ser acessada
gratuitamente neste link:
https://www.conversion.com.br/blog/ecommerce-natal/
Conversion
Nenhum comentário:
Postar um comentário