A tecnologia está tão presente em nosso cotidiano, que os dispositivos tecnológicos atuam de forma quase simbiótica com o ser humano, especialmente nesta era de conexões em tempo real proporcionadas pela internet. No mercado imobiliário, o uso de inteligência artificial (IA) e big data é capaz de favorecer a venda de um imóvel e, ao mesmo, melhorar a experiência de compra de um cliente. Não é à toa que o uso da tecnologia é cada vez mais adotado pelas empresas de compra e venda e de aluguel.
Ela permite, de acordo com o software
ou a plataforma
utilizada, esquadrinhar as buscas feitas pelo interessado e descobrir o tipo de imóvel que procura e em qual localização. Ao
conhecer melhor o perfil do interessado, com base em suas próprias atividades
na internet, abre-se a possibilidade de oferecer a ele sugestões que se encaixam nas suas preferências ou
necessidades.
Todo mundo já
deve ter passado pela experiência de digitar, em seu buscador, informações sobre,
por exemplo, um celular que deseja comprar e, a partir desse
momento, começam a
surgir em sua tela anúncios com ofertas do aparelho que deseja comprar. E isso acontece pelo uso da IA, que
também é o recurso utilizado pela Netflix para saber as
preferências do
telespectador, com
base na sua navegação na própria plataforma.
Atualmente, antes de um primeiro
contato físico com uma imobiliária, o possível comprador já fez pesquisas na internet, deixando marcas dessas suas atividades. Com base nesses rastros, a IA consegue conhecer suas preferências ou sonhos de compra. Número de
dormitórios, com ou sem sacada, com o sem
garagem, próximo a comércio, serviços e transporte: tudo isso é possível
saber. Ampliando-se
o escopo dessa pesquisa, é possível saber se o comprador é jovem, quais são preferências de diversão, leitura etc.
Essas informações também são importantes
para que a IA modele as ofertas de acordo com as
preferências de quem pretende comprar ou alugar um imóvel. Dessa maneira, é possível fazer
uma proposta e o atendimento
personalizados, conforme idade, gênero, gostos e capacidade financeira.
Com tudo isso, a
tendência de que a compra se concretize é
maior, uma vez que a sugestão é feita com base nos desejos e nas possibilidades do próprio comprador, que se manifestam
por meio de sua navegação na internet.
A disseminação desse tipo de
interação entre cliente e corretora não provoca estranhamento em quem procura
um imóvel. Tão acostumado ao uso do
celular e à pesquisa
de dados pela internet, o eventual comprador pode, na verdade, estranhar se não receber uma oferta assim.
A inteligência artificial é, como
se vê, um importante instrumento ao alcance de uma imobiliária para
melhorar sua performance e agradar o comprador.
Fernando
Nekrycz - CEO da Xaza,
plataforma de intermediação imobiliária que facilita a compra e venda de
imóveis exclusivos. xaza@nbpress.com
Xaza
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