Professor ensina
estratégias para atrair consumidores e lucrar com a rede social, e alerta que
aquecer o público é fundamental
A Black Friday, uma das maiores
campanhas promocionais do varejo, acontece no final de novembro e é uma grande oportunidade
para empreendedores alavancarem os negócios. Porém, o cenário social
ocasionado pela pandemia trouxe novidades relacionadas ao comportamento do
consumidor e as vendas online tornaram-se a grande aposta da vez.
Mas como se destacar entre tantas marcas e conteúdo e,
ainda, lucrar?
Segundo levantamento da Ebit/Nielsen, o e-commerce
ganhou 7,3 milhões de novos consumidores digitais no primeiro semestre de 2020.
Essa foi a maior expansão do setor nos últimos 20 anos. Além disso,
uma pesquisa divulgada recentemente pelo Google com a Ipsos indica que 57% dos
brasileiros estão comprando mais, e que 80% mudaram
a forma de comprar devido à Covid-19.
As redes sociais e ferramentas de comunicação, como
o Instagram e o WhatsApp, têm sido alternativas
eficazes para empreendedores, com baixo custo de manutenção e facilidade de acesso,
e podem ser grandes aliadas na Black Friday. Um ponto importante:
para atrair clientes e otimizar os resultados, é preciso iniciar com
antecedência a comunicação com o público.
Maurecy Moura, professor e especialista em vendas e
marketing digital, reforça que "embora a economia esteja menos aquecida,
temos mais consumidores na internet. Além disso, há casos de pessoas que
conseguiram economizar por causa do isolamento social, pois ficaram mais tempo
em casa. Então esse é um bom momento também para apresentar as ofertas a esse
público, que tem dinheiro agora para investir em serviços estéticos, pacotes de
viagens, roupas novas, entre outros."
O profissional lista dicas
certeiras para aproveitar a data e vender muito pelo Instagram.
Confira:
- Aqueça
seu público
Use gatilhos mentais, crie expectativas e deixe seu
consumidor curioso para que os resultados das vendas sejam melhores na data.
Aliás, o termo, que não era muito utilizado entre os anos 1980 e 2000, está
super evidente agora. Em resumo, significa usar estratégias para que o público
tome uma decisão de compra de um produto ou serviço.
A ação consiste em impulsionar o desejo pelo o que
você está oferecendo, e fazer que o comprador sinta que está e fazer que o
comprador sinta que está decidindo conscientemente. Lembrando sempre que a
ética e o respeito pelo consumidor deve estar em primeiro lugar.
Dentre os principais gatilhos mentais, indico
explorar os seguintes: escassez (deixe claro que há poucas
unidades por baixos valores, com um grande desconto); ancoragem
(mostre a diferença entre o valor antigo e o valor atual, além de propor
parcelamento sem juros); urgência ("só hoje", a
importância de comprar agora para não perder a oportunidade);
reciprocidade (seja gentil, disposto a ajudar, e ressalte que o
produto ou serviço agregará de forma positiva a vida e autoestima da pessoa); novidade
(reforce que mesmo com um valor promocional, o produto ou serviço é novo), porque
(explique o motivo do desconto, e como vale a pena adquirir algo de alta
qualidade por um valor reduzido).
Portanto, quanto mais você demorar para iniciar a
sua campanha de Black Friday, menos dinheiro vai ganhar. O
aquecimento do público deve ser diário e já começou.
- Planeje
seu estoque
Estamos passando por um desafio comercial: a
produção foi menor nos últimos tempos, devido à Covid-19, um período de
incerteza. Como a produção diminuiu, há menos mercadoria disponível e,
consequentemente, um reajuste de valores de diversos itens.
Os produtos estão mais caros, o que pode gerar uma
dificuldade maior para os empreendedores conseguirem bom preço e qualidade,
pois os fabricantes estão vendendo em lotes menores, para atender toda a
demanda. Dica importante: pulverize seu estoque, compre de diferentes
fontes.
Atenção: logo após a Black Friday, vem
o Natal. No entanto, se a primeira data será bombástica, o Natal será um
desafio. Então mantenha uma ótima relação com seus fornecedores, porque esse
possível limite de produtos para compra, a preços maiores, podem prejudicar as
suas vendas. Planejar é essencial.
- Avalie
as margens de lucro e fuja da "Black Fraude"
Levando em conta os desafios já citados, como
disponibilidade de mercadoria, valores mais elevados e estoque, é necessário
refletir sobre precificação e lucratividade. A Black Friday é
baseada em desconto, mas os preços aumentaram. O que fazer? É um desafio.
Às vezes, temos que aceitar uma diminuição do ticket.
Dessa vez, não é viável colocar uma altíssima margem de lucro, porém é possível
sim dar um desconto relativamente pequeno e ganhar dinheiro. Esse é o momento
de usar os gatilhos como o da urgência e da escassez e vender em volume.
Convença seu consumidor a fazer uma comprar maior, a adquirir o máximo de produtos
possíveis. A ideia é achar um ponto de equilíbrio, oferecendo um pacote de
vendas e um parcelamento em até dez vezes sem juros, por exemplo.
Vale ressaltar que essa estratégia também é boa
para o negócio a longo prazo, já que pode ser uma oportunidade para ampliar a
carteira de clientes, fortalecer o relacionamento e fidelizá-los.
- Envio
imediato e envio programado
Quem tem o produto para envio imediato, possui um
item com mais valor agregado e pode obter um lucro maior. Esse, inclusive, é um
fator super relevante para a decisão de compra. Mas tão inteligente quanto
fazer um envio imediato, é conseguir realizar uma negociação de uma mercadoria
com envio programado. Nesse caso, o valores diminuem e é possível acordar
uma data para a entrega.
Aulas exclusivas sobre a Black Friday
Para ajudar alunos e empreendedores a terem bom
desempenho na Black Friday 2020, Maurecy Moura coloca à disposição no Mega
Combo - que reúne o melhor de todos os seus cursos em um só lugar - um conteúdo
extra, com estratégias para alavancar as vendas pelo Instagram.
As aulas ensinam como se preparar para a data,
fazer ofertas realmente atrativas, stories e anúncios direcionados para a
ocasião, gestão de estoque, como achar produtos incríveis e a fechar vendas
pelo WhatsApp.
Maurecy Moura
Instagram
@maurecymoura.com.br
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