Em
meio ao isolamento social, jovens dão continuidade e potencializam seus estudos
a partir da prática da ginástica para o cérebro
O 2º semestre está passando e
estudantes pelo país todo se vêem em um período atípico! A pandemia deixou
milhares de estudantes em
casa, dando continuidade aos estudos por meio de aulas
on-line e revisando conteúdos em casa. Manter a rotina e a disposição para os
estudos tornou-se um desafio constante! Diante disso, estudantes encontraram na
prática da ginástica para o cérebro uma opção dinâmica e criativa para
conquistar um bom desempenho escolar!
A ginástica cerebral estimula e
desenvolve as capacidades cognitivas e melhora habilidades como memória,
concentração, raciocínio, criatividade, autoconfiança e disciplina. A prática
garante formas necessárias para afastar o medo da recuperação, aliviar a
ansiedade e ativar a concentração na execução de provas e até conquistar a
tão sonhada vaga em uma universidade!
A ginástica para o cérebro é
uma prática divertida e desafiadora, que faz com que o aluno consiga
desenvolver funções executivase ainda “relaxar” da rotina de estudos.
Segundo Solange Jacob,
Diretora Acadêmica do Método SUPERA – maior rede de escolas de ginástica para o
cérebro da América Latina – , o cérebro tem a tendência de ser preguiçoso e
cair na rotina, caso não seja exposto a atividades inovadoras e com desafio
crescente: “O desenvolvimento cerebral deve ser treinado e estimulado desde
cedo. Alunos com boas habilidades metacognitivas desenvolvem estratégias
adequadas para estudar e realizar diversas ações essenciais do dia a dia”.
Um bom exemplo da eficácia da
prática da ginástica para o cérebro é da aluna Heloísa Marimoto, aluna do
Método SUPERA em Votuporanga (SP). Com 1 ano de aulas de ginástica para o
cérebro, a estudante de 19 anos conquistou vaga para o curso de Engenharia
Eletrônica em duas universidades federais, na Universidade Tecnológica Federal
do Paraná e na Universidade Federal de Uberlândia: “Antes de começar o SUPERA,
eu tinha uma dificuldade em concentrar nos estudos. Além disso, como todo
cursinho há sempre uma grande pressão. O SUPERA me ajudou muito em conseguir
focar por mais tempo nos estudos, fazendo com que a matéria rendesse mais. Me
ajudou muito também na autoestima pela maneira como a aula é passada,
fazendo com que me sentisse melhor comigo mesma após o final de cada aula”.
Rafaela Bortolini, de 21
anos, foi aluna SUPERA em Bento Gonçalves (RS) e também garantiu resultados
positivos com a prática, com a aprovação para o curso de Medicina: “O SUPERA me
ajudou a melhorar meu raciocínio, minha atenção e até a confiar mais em mim.
Por meio dos exercícios dos livros e das atividades trabalhadas em aula,
consegui desenvolver habilidades que me ajudaram a passar em dois vestibulares
para medicina, motivo pelo qual comecei o curso. Várias questões do ENEM que fiz
eram semelhantes com as da apostila Abrindo Horizonte e em alguns temas de
redação, consegui relacionar assuntos explicados em aula, o que me ajudou a
melhorar minhas notas.”, conta a estudante.
Mas como a ginástica para o cérebro
funciona?
A ginástica cerebral é
fundamentada no conceito de neuroplasticidade cerebral, já comprovado pela
neurociência. Trata-se da capacidade que nosso cérebro tem de se modificar de
acordo com os estímulos que recebe, fazendo com que as conexões neuronais sejam
estimuladas e as habilidades cognitivas aprimoradas.
“Alunos com boas habilidades
metacognitivas desenvolvem estratégias adequadas para estudar e realizar
diversas ações essenciais do dia a dia”, diz Solange Jacob, diretora pedagógica
do SUPERA.
No Brasil, o Método SUPERA é
pioneiro no ramo. O curso é divertido e desafiador e pode ser feito por
crianças a partir de 5 anos ou alfabetizadas, para o aproveitamento de todo o
material. O curso é indicado para pessoas de todas as idades.
Nas aulas de ginástica para o
cérebro do SUPERA, os alunos exercitam o cérebro com ferramentas bem
diferentes: jogos online e de tabuleiro, ábaco – uma ferramenta oriental para
cálculos -, apostilas com exercícios cognitivos, neuróbicas – atividades
que funcionam como aeróbica para os neurônios – e dinâmicas em grupo. Em meio
ao isolamento social, os alunos deram continuidade às aulas de ginástica
cerebral no formato online.
Os alunos conseguem desenvolver
habilidades cognitivas; como atenção, concentração, agilidade de raciocínio e
ainda habilidades socioemocionais, como autoestima, autocontrole, autonomia,
organização, regulação emocional e agilidade na tomada de decisões.
“Com a ajuda do SUPERA, consegui
me concentrar melhor para fazer as provas e trabalhos escolares. Tenho mais
facilidade de entender quando eu leio ou quando os professores ministram a
aula, mais facilidade de expressar minhas opiniões e ideias. Meu
raciocínio está mais veloz. Tenho o SUPERA na minha vida como
uma luz”, diz Antonio Augusto, 12 anos, aluno da unidade SUPERA Muriaé (MG)
Dicas de estudo
Para termos um bom resultado
nas provas e exames, ter um plano de estudo organizado é fundamental! As dicas
são:
·
- planejar sua semana;
·
- estar sempre atualizado;
·
- manter a prática diária da
escrita para assimilar o conteúdo;
·
- adaptar o seu método de estudo de
acordo com seus resultados pessoais;
·
- ter um ritmo equilibrado de
estudo, intercalando com atividades prazerosas e horas de descanso;
·
- fazer ginástica para o cérebro;
“Em casa, uma ideia é
praticar a neuróbica, ou seja, a aeróbica dos neurônios. Vale trocar o relógio
de pulso, trocar o mouse de lugar na mesa, tomar banho no escuro, trocar o
trajeto de casa para o trabalho, contar os degraus de uma escada, ou seja,
fazer coisas que tiram o cérebro do piloto automático, que o fazem trabalhar”,
completa Solange Jacob.
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