Um dos setores mais afetados neste processo de isolamento social foi a cadeia corporativa, nos eventos empresariais, feiras e convenções.
Tivemos pouco tempo para reorganizar e implantar um
formato que fosse adequado as nossas necessidades e dentro desta realidade de
limitação social, o mais adequado é converter tudo para o formato digital
on-line.
O que por outro lado nos aproximou de novos
públicos, em muitas cidades de forma simultânea, abrindo oportunidades em
outros setores e ampliando horizontes. Mas uma das questões mais importantes é
“Como nos comportarmos nestes eventos on-line?
De que maneira manter a etiqueta social, permitindo
que o evento transcorra com tranquilidade e não tenha interferências?
Dicas para quem organiza os
eventos:
O ideal é obter uma plataforma personalizada aos
interesses da empresa e o evento planejado, de maneira que seus clientes e
convidados possam ter muitas informações dentro desta plataforma. Uma delas, é
a informação resumida dos participantes por setor, criando janelas de assuntos,
desta forma você favorece o networking entre eles.
Tudo deve ser muito organizado, fácil acesso e as
informações sejam claras e objetivas. Tenha uma sala privada para que os
interessados possam agendar para conversar em particular com algum assunto de
interesse e abrir possibilidades de fechar negócios entre eles.
É de bom tom que os participantes se sintam, recebidos com atenção pela empresa
organizadora e o ideal é a empresa enviar para cada participante o convite
impresso, como o crachá de participação e outros brindes e mimos que os
patrocinadores queiram oferecer. Isto mostra que a empresa se preocupa com cada
um e que eles terão a mesma satisfação de ter participado presencialmente do
evento.
Estes eventos on-line vão permanecer após a
pandemia e você poderá usar a plataforma em inúmeros eventos atingindo públicos
de outras cidades, com custo reduzido e maior qualidade na apresentação de seus
projetos ou produtos.
Dicas para quem participa dos
eventos:
A postura social é fundamental em eventos
corporativos, sejam eles físicos ou on-line. Portanto, a pessoa deve se arrumar
como se estivesse presente no evento. Homens barbeados e bem vestidos. Mulheres
com maquiagem, um bom penteado, acessórios, enfim tudo que pede um bom traje social.
Tenha o cuidado de ficar em local silencioso, livre
de som externo ou de interrupções. Se posicione em local neutro, sem muita
decoração, pois o foco é o palestrante ou o executivo.
Se utilizar a câmera de seu celular para participar
do evento, tenha o cuidado de deixar o aparelho fixo, com bom enquadramento e
uma iluminação externa que favoreça sua imagem. Pois em caso de inteiração com
o palestrante é importante que ele veja você com clareza e cuide para que o
microfone tenha uma boa qualidade de som.
Pesquise quem são os participantes presentes no
evento, sejam os executivos, empresas ou profissionais com o objetivo de
networking. Isto vai favorecer em suas perguntas durante o evento.
Seja claro e objetivo, fale com clareza, pois é
importante que outras pessoas também participem, o questionamento deles com
certeza enriquecerá o evento.
Lembre-se que você está sendo visualizado por
outras pessoas, principalmente o palestrante ou executivo, não fique se
movimentando muito, levantando-se a todo momento. Fique tranquilo e olhe com
olhos firmes para a pessoa, pois ela merece toda nossa atenção.
Planeje o que deseja, troque contatos com os
participantes mantenha o interesse dos seus contatos em sua empresa ou negócios
falando pontualmente de suas qualidades e objetivos no evento. Mas tenha
cuidado para não interromper a atenção da outra pessoa durante o evento.
Quando for para uma sala privada para conversar,
fique atento a comunicação não verbal, pequenos gestos nos mostram se elas
estão interessadas ou não em seus negócios ou sua conversa. Um olhar contínuo
para a tela do celular, mostrar-se inquieto, fala muito rápida e sem conteúdo
são alguns sinais da falta de interesse.
Se organize para ter uma apresentação de bom gosto
e qualidade para apresentar a quem se interessar e entenda que você poderá
atingir um número maior de contatos nos eventos on-line, permitindo que seu
negócio ou empresa prospere. Se puder, contrate um anfitrião para cuidar do
áudio, das apresentações em power point, para que foque exclusivamente no
conteúdo.
Seja elegante, focado e saiba que toda empresa
necessita de parceiros para concluir grandes negócios.
Lembrando que nossa postura é a mesma, o que mudou
foi nossa forma de participação nestes eventos.
Boa sorte a todos!!
Conceiyção
Montserrat - Atenta as transformações do mercado brasileiro,
Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos
(atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de
negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver
trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design
gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos,
acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando
a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando
junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de
imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais. Sempre desenvolve
projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos
até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em
grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e
novidades em geral. É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em
gestão e desenvolvimento de negócios.
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