Com tempo médio de três dias para a abertura de uma nova empresa, os números do governo federal mostram que existem motivos para acreditar em uma positiva reação da economia. No último mês de julho foram abertas 250.308 empresas, para 81.816 extintas
De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Digital, o mês de
julho de 2020 registrou a abertura de mais de 250 mil empresas em todo o
território nacional, com o tempo médio de três dias para os trâmites; os dados
foram obtidos pela REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e
da Legalização de Empresas e Negócios. Já o número de CNPJ encerrado foi de
81.816. Mapa do governo mostrou que mais de 250 mil empresas foram abertas em julho
Ainda, os números mostram
que mesmo durante o período mais
crítico da pandemia – abril e maio –, a quantidade de empresas abertas se
mostrou bastante elevada, sendo: 190.049 e 210.170, respectivamente. “Graças a desburocratização e ao uso
da tecnologia, hoje, o processo de abertura de uma empresa leva apenas alguns
dias”, declarou o Professor Carlos Afonso, que além de educador
financeiro, é contabilista e administrador. “Em
um passado não muito distante, abrir uma empresa podia representar um
verdadeiro tormento para o empreendedor, haja vista a burocracia envolvida e,
principalmente, o tempo despendido. Esse processo levava semanas, literalmente”,
lembrou ele, que também é autor do livro Organize suas finanças e saia do
vermelho.
Planejamento empresarial
é o mais importante
O processo de abertura de uma empresa ocorre muito antes das
formalidades legais perante a Junta Comercial do estado. Antes de mais nada, é
fundamental que o empreendedor faça minimamente a lição de casa, ou seja,
planeje o negócio a fim de garantir a sobrevivência da empresa. “Saliento que as estatísticas do
SEBRAE apontam que metade das empresas quebram antes dos cinco anos de vida”, pontuou
o Professor Carlos. “Neste
sentido, dedicar tempo e energia para a estruturação mínima de um plano de
negócio é importante para manter o êxito da empreitada”,
completou. Antes de abrir o CNPJ, o planejamento empresarial do negócio é fundamental
Para organizar tal planejamento é sempre importante ter o
respaldo de profissionais qualificados, a exemplo de contadores e advogados,
que darão suporte nas questões societárias e tributárias do novo empreendimento.
Eles podem trazer um forte impacto no presente e no futuro de qualquer
organização.
Porém, não é só em relação as demandas tributárias e societárias
que o empreendedor precisa se preocupar, sendo também: pensar na marca do
negócio, nas estratégias de marketing a serem adotadas para atrair o
consumidor, analisar a formação do preço de venda do produto ou da prestação
dos serviços, os aspectos relativos ao fluxo de caixa e, eventualmente, sobre a
contratação de funcionários, analise do negócio – se será totalmente on-line ou
se terá loja física (neste caso, o estudo prévio do local é de suma importância
para garantir o sucesso do empreendimento), dentre outros.
Expectativa X realidade
Todo o negócio tem um tempo de maturação. Engana-se quem espera
que logo nos primeiros meses, a empresa faturará cifras milionárias. Para
atingir um ponto de equilíbrio são necessários alguns meses. “Aconselho que o empreendedor que
abrir agora uma empresa, sobretudo em período de pandemia, seja muito realista
quanto a receita que espera gerar no início da operação. Por mais inovador que
seja o produto ou serviço, por mais brilhante que seja a marca, todo o negócio
começa pequeno, com as vendas evoluindo e o público alvo crescendo
gradativamente”, alertou o Professor Carlos.
Alguns empreendedores são otimistas demais em relação as vendas
e, por muitas vezes, essas expectativas são frustradas, e enquanto isso,
queima-se toda a reserva para pagar as contas do negócio. O Professor Carlos
afirma que é fundamental ter muita cautela, de modo a dimensionar corretamente
o capital de giro suficiente para a empresa suportar os primeiros meses de
operação. “Se isso não for
feito de maneira bem pensada, a empresa e o empresário não terão fluxo de
caixa”.
Vale ressaltar que é imprescindível colocar todas as contas na
ponta do lápis, assim como as projeções de vendas. Recomenda-se fortemente que
isso seja feito sempre através de software de gestão financeira, que
proporciona uma visão abrangente do fluxo de caixa da empresa e a flexibilidade
quando ajustes forem necessários (diferentemente de planilhas eletrônicas, onde
os ajustes precisam ser todos manuais, com alto consumo de tempo para
fazê-los). Existem ótimas opções no mercado, com excelente relação custo x
benefício e com acesso na nuvem, de modo a facilitar a vida do
empreendedor.
Número de empresas
abertas e extintas em 2020
MÊS |
EMPRESAS ABERTAS |
EMPRESAS EXTINTAS |
JANEIRO |
309.426 |
111.140 |
FEVEREIRO |
264.047 |
93.985 |
MARÇO |
287.015 |
90.689 |
ABRIL |
190.049 |
58.922 |
MAIO |
210.170 |
70.477 |
JUNHO |
265.647 |
80.336 |
JULHO |
250.308 |
81.816 |
MÉDIA |
253.809 |
83.909 |
Livro Organize suas finanças e saia do vermelho
http://www.livrosaiadovermelho.com.br/
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