Os dados estão em todos os lugares e são cada vez mais abundantes e disponíveis. Olhar para eles atentamente pode ajudar as organizações a identificarem diversas ideias pertinentes, como, por exemplo, analisar tendências e produzir cenários, proteger-se de ameaças, gerar oportunidades e, consequentemente, mais negócios.
A evolução tecnológica fornece às empresas recursos
fundamentais para gerar e analisar dados, a fim de que gestores possam traçar
as melhores estratégias para obter mais sucesso. Por exemplo, a orientação por
dados tem sido um caminho natural em cenários que exigem agilidade nas tomadas
de decisões.
Logo, ferramentas mais modernas, desenvolvidas com inteligência
artificial, capacitam seus usuários a identificarem padrões imparciais em
seus dados, para que possam tomar decisões de forma mais objetiva.
Nesse caso as oportunidades são alavancas de
desenvolvimento, porque elas geram negócios. Quando os dados são bem
utilizados, ajudam executivos na tomada de importantes decisões sobre as organizações,
mercados, consumidores e processos.
As ferramentas de inteligência
de negócios (BI) proporcionam a descoberta desses insights ocultos nos
dados, isso possibilita a previsão de tendências para a elaboração de um
planejamento mais eficaz para o futuro. Trabalhar com estes dados é fundamental
para definir ou mudar o caminho dos negócios.
Por isso é necessário entender que alguns desafios
podem ser superados com a ajuda de uma consultoria estratégica que entenda de
gestão de dados e conheça as melhores práticas de ferramentas de Business
Intelligence (BI).
Os principais desafios para que as empresas tirem
maior proveito destes recursos são pontos como, por exemplo, selecionar e
confiar nos dados relevantes selecionados, implantar ferramentas de
inteligência de negócios (BI) e planejar de forma integrada o fornecimento de
análises precisas.
Além disso, é preciso capacitar usuários para
construir modelos sofisticados que impulsionam previsões confiáveis. Com isto
se mantem as equipes treinada, discutindo ideias, tendo insights, análises que
levarão em consideração o impacto dos dados no negócio.
Quando a análise dos dados não é considerada nas
tomadas de decisão, perde-se uma valiosa fonte de informações qualificadas e se
corre o risco de ser suplantado por competidores que valorizam este
conhecimento e tornam-se mais assertivos por isto.
Emerson Douglas Ferreira - especialista em
consultoria de planejamento, inteligência de negócio e soluções que auxiliam
executivos na tomada de decisão desde 1995, e fundador da Meeting Strategic
Solutions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário