Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Como a aromaterapia age no cérebro para minimizar dores e sintomas emocionais

Quando pensamos em depressão, ansiedade, tristeza ou irritação e qualquer sintoma comum desta época de pandemia, muita imagina que tomar um medicamento, seja ele alopático ou mesmo fitoterápico é a única alternativa para minimizar esses sentimentos ruins, negativos. O farmacêutico e homeopata Jamar Tejada revela que este é um grande erro.

"O nosso ambiente externo é reflexo direto do nosso interno, e a saúde da mente também tem que vir neste sentido: de dentro para fora. Fazendo uso de elementos tão simples, como ervas ou óleos essenciais podemos melhorar a energia externa e assim as energias internas se elevam", diz o especialista.

E a explicação é fisiológica. "As pequenas moléculas presentes nas ervas e óleos essenciais, penetram diretamente nesta parte muito especial do nosso cérebro que fica atrás do sistema olfativo e influencia nossas sensações e atitudes: o sistema límbico, que também é responsável por regular sentimentos, emoções, a memória e a energia física. Nosso cérebro é sensível aos aromas", explica .

Para cumprirem essa função, Jamar comenta que os cheiros cítricos como bergamota, limão, lavanda, laranja e alecrim são os mais eficazes. "Basta colocar brasa em um recipiente, espalhar as ervas sobre as mesmas para defumar o ambiente, ou pingar gotas de óleos no chão do banheiro enquanto toma banho e/ ou sobre o travesseiro ou ainda colocar as ervas dentro dele, promovendo um sono mais tranquilo e um ambiente melhor energizado", finaliza.

 

 


Jamar Tejada - Farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA), Pós-Graduação em Gestão em Comunicação Estratégica Organizacional e Relações Públicas pela USP (Universidade de São Paulo), Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela (FAPES),Pós-Graduação em Medicina Ortomolecular pela (FAPES) Pós-Graduaçãoem Comunicação com o Mercado pela ESPM, Pós-Graduação em Formação de Dirigentes Industriais com Ênfase em Qualidade Total - Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-(UFRGS) e Pós-Graduação em Ciências Homeopáticas pelas Faculdades Associadas de Ciências da Saúde. Proprietário e Farmacêutico Responsável da ANJO DA GUARDA Farmácia de manipulação e homeopatia desde agosto 2008. http://www.tejardiando.com.br insta: @tejard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados